Cuidados básicos do manuseio de Botijões de Sêmen

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

Recipiente térmico, com isolamento a vácuo, o botijão é destinado à conservação do sêmen. Para tanto, ele deve receber Nitrogênio líquido, que conserva as doses congeladas, de sêmen, a uma temperatura de -196ºC (cento e noventa e seis graus centígrados negativos), por tempo indeterminado, desde que se mantenha um determinado nível mínimo, abastecendo-o periodicamente.

Ao se observar um botijão de sêmen, percebe-se que, entre as paredes, além do vácuo, há também folhas de alumínio e lã de vidro, que propiciam o necessário isolamento térmico.

O botijão é, na maioria das vezes, composto de seis canecos, cada um contendo de 8 a 10 racks e cada rack tem a capacidade de armazenar cerca de 10 palhetas médias (5 na parte superior e 5 na parte inferior), ou cerca de 20 palhetas finas (10 em cima e 10 em baixo). Dessa forma, a capacidade da maioria dos botijões é de 1.200 doses de palhetas finas ou 600 palhetas médias.
Deve ser manipulado, com o máximo cuidado, para evitar danos que possam resultar em prejuízos. Para diminuir os riscos com o botijão, é aconselhável a construção de uma caixa de madeira para seu acondicionamento. O botijão não pode sofrer choques (batidas), nem movimentos muito bruscos, além de não poder tombar, pois pode ocorrer o derramando de todo o seu conteúdo.

O nitrogênio líquido evapora facilmente, devendo o inseminador estar atento para evitar a perda de sêmen, por falta de nitrogênio.Há um medidor apropriado, para que isso não aconteça. A medição deve ser feita regularmente, e o nível de nitrogênio nunca deve estar abaixo de 15 cm.

Existem cuidados básicos a serem observados, com relação ao manuseio e transporte do botijão de sêmen:
– Manter o controle adequado do uso eaquisição de sêmen, com identificação dos touros e localização, dentro do botijão, evitando que os canecos e as racks sejam levantadas várias vezes, no momento da inseminação.

– Manter o botijão em ambiente ventilado, seco, ao abrigo de raios solares, fechando-o apenas com sua própria tampa; nunca vedar a tampa para impedir a evaporação do líquido;

– O seu conteúdo é líquido e o manuseio incorreto pode causar sérios ferimentos (evite contato com as partes do corpo), sempre que possível use óculos de proteção quando manusear palhetas em nitrogênio.

– Não transportar o botijão solto em carrocerias de veículos (deve ser transportado em caixas de madeira, preso na posição vertical, mesmo quando estiver vazio);

– Não se derrama o líquido em recinto fechado, pois pode provocar asfixia, pela redução da quantidade de oxigênio;

– Movimentá-lo sempre com o auxílio de outra pessoa para evitar que seja tombado e sua estrutura interna, comprometida.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Conheça os Produtos do Shop Veterinário!

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •