Curso de Cólica Equina

A cólica, ou abdome agudo equino, é um quadro clínico frequente e desafiador, cercado de muitos mitos.

Destacada como um dos principais motivos de consulta veterinária a equinos, ao lado das claudicações e traumatismos diversos, a cólica é definida simplesmente como uma situação de dor abdominal.

A manifestação clínica da dor abdominal pode ser violenta, exigindo técnicas adequadas de contenção para prevenir acidentes com as pessoas ou com o próprio cavalo.

As causas de cólica são as mais diversas e oferecem ao médico veterinário um desafio para seu diagnóstico etiológico. Pela gravidade de algumas causas, a precocidade no atendimento é fundamental para um tratamento efetivo.

Determinadas causas exigem o encaminhamento do cavalo para um centro cirúrgico no menor tempo possível.

Histórias sobre esta afecção estão sempre presentes entre aqueles que lidam com cavalos. Muitos “causos” acerca de tratamentos alternativos só confundem e contribuem para o aumento do sofrimento e do número de óbitos entre os animais afetados.

O Curso de Cólica Equina aborda o assunto de maneira objetiva e dinâmica, facilitando o entendimento das causas e sinais clínicos, desmistificando o exame, diagnóstico e opções de tratamento.

Com rico material teórico e prático, o aluno recebe treinamento para atuar com sucesso na assistência veterinária em medicina equina.

 

Clique aqui para ver a programação completa!

 

CPT Cursos Presenciais – www.cptcursospresenciais.com.br

Telefone: (31) 3899-8300


Artigos Relacionados com Equinos: