Descubra os benefícios da ultrassonografia em cães e gatos

ultrassonografia em pequenos animaisA  medicina veterinária de pequenos animais vem a cada ano, se aprimorando em busca dos melhores diagnósticos e tratamentos de moléstias que podem acometer os indivíduos. Assim, a ultrassonografia vem como ferramenta fundamental de diagnóstico complementar, é um método não invasivo e que permite a avaliação morfológica de diversos órgãos.

ultrassonografia é um método de exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência, os quais após atravessarem os tecidos dos órgãos estudados, retornam em forma de ecos fornecendo imagens instantâneas durante o procedimento de avaliação. O diagnóstico pela imagem se torna fundamental, pois através dele é possível um diagnóstico mais preciso da patologia que acomete o animal, possibilitando uma melhor indicação de tratamento.

Para uma interpretação precisa dos achados ultrassonográficos, o médico veterinário deve considerar outras informações como o histórico, sintomatologia clínica, exame físico e laboratorial. O exame é simples, não necessitando nenhum tipo de preparação prévia e normalmente não é necessária à sedação do animal.

 

Quais as técnicas de aspiração com agulha fina e biópsia de órgão abdominais?

Como  realizar a interpretação de imagem e terminologia pertinente?

Como Avaliar sonográfica mente o sistema hepatobiliar?

Fonte: CPT Cursos Presenciais

 Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Interpretação Ultrassonográfica em Pequenos Animais

Interpretação Ultrassonográfica em Pequenos Animais