Os laços afetivos entre humanos e animais de estimação exigem mais cuidados do que se imagina. Existem doenças que afetam os cães, provocando-lhes diarreia e podem ser transmitidas aos humanos. A giardíase, causadora de diarreia, é uma delas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a giárdia um parasita zoonótico, isto é, aquele que transmite as infecções dos animais para os adultos e crianças.
O diagnóstico preciso nem sempre é possível, por se tratar de protozoários muito pequenos, e eliminados pelas fezes e difíceis de serem encontrados. Segundo as recomendações da médica veterinária Danielle Pereira, tutora do Portal Educação, devem ser realizados exames de fezes, nos animais, periodicamente, e devem ser vermifugados.
Não somente a população canina do Brasil é afetada, pois trata-se de um problema global. 80% dos animais da Itália foram diagnosticados com esse protozoário, assim como 58,8% dos pets na Hungria e 51% no México.
Esse protozoário habita o intestino do animal, causando-lhe deficiência vitamínica e mineral. A transmissão para o ser humano é feita através da água, objetos e alimentos contaminados, ameaçando a saúde do hospedeiro.
Os principais sintomas, nos animais, são as fezes amolecidas, com odor fétido, perda de peso, vômitos e desidratação. Pode até levar a óbito o animal, se não tratado.
Fonte: Pantanal News
Adaptação: Revista Veterinária
Conheçao o Curso de Anestesias em Pequenos Animais