Doença renal crônica em gatos

A doença renal crônica (DRC), também conhecida como insuficiência renal, é uma das doenças mais comuns em gatos domésticos. Caracterizada pela disfunção total ou parcial dos rins por um período prolongado, pode atingir cerca de 30% dos animais, sendo a grande maioria idosa.

Com isso, estes animais perdem a capacidade de filtrar o sangue corretamente, regular a pressão arterial e hormonal, além de apresentar carência de vitamina D.

As causas da doença renal crônica são variadas e podem estar relacionadas à predisposição genética, acúmulo de células inflamatórias, cistos, tumores, infecções, dentre outras.

Os principais sintomas, que variam em cada animal, são desidratação por conta da frequência de urina, em virtude da sede excessiva, anemia, carência ou excesso de algumas vitaminas, hipertensão, etc.

O tratamento paliativo é o mais utilizado, sendo um deles a hidratação intensiva, por meio de soro, e nutrição balanceada para compensar o desequilíbrio de algumas vitaminas.

Dessa forma, diante do primeiro sinal, o médico veterinário é quem irá avaliar as condições do mesmo e prescrever o melhor método para amenizar a enfermidade.

O aparelho de ultrassom e o ECG é um dos primeiros exames a  serem realizados para confirmar o diagnóstico da doença. Confira.

Fonte: Cães e Gatos

Artigos Relacionados com Clínica Cirúrgica em Pequenos Animais: