Os felinos possuem predisposição para algumas doenças, principalmente relacionadas ao aparelho respiratório, intestinal e renal, que se não forem devidamente tratadas podem comprometer a saúde e qualidade de vida do animal.
Sendo assim, ao primeiro sinal de mudança de comportamento é recomendável que o animal seja submetido a uma análise profissional, com um médico veterinário.
A Insuficiência Renal Crônica é um exemplo de doença bastante comum nestes animais. Ela aparece silenciosamente e vai piorando com o passar do tempo. Os sinais mais comuns apresentados são o aumento da urina e da ingestão de água. No entanto, em situação mais grave, o animal passa a vomitar com frequência, se torna apático e apresenta úlceras e diarreias.
As doenças no aparelho respiratório são também motivos de muitas idas ao veterinário. A Rinotraqueíte Viral é uma delas, também conhecida como gripe de gato é transmitida através de um simples contato com outros animais infectados pelo vírus. As doenças do trato urinário são também bastante incômodas e vários são os fatores para o surgimento das mesmas, sendo as bactérias as principais causadoras.
Enfim, estes são apenas alguns simples exemplos bastante comuns em gatos, sendo que a lista é muito mais extensa.
Dessa maneira os profissionais atuantes em clínicas e hospitais veterinários devem estar preparados para todas as emergências possíveis, contando sempre com a cautela e eficiência na realização dos procedimentos.
Pensando nisso nós da revista veterinária trouxemos algumas dicas bem interessantes para ampliar seu conhecimento profissional. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária