Emergências e pronto atendimento em animais de pequeno porte

Com a grande população de gatos e cães, e apesar de todo o carinho e cuidado que os proprietários tem com seus bichinhos de estimação, é comum os animais sofrerem pequenos acidentes e precisarem de atendimento do profissional capacitado.

Alguns acidentes que envolvam hemorragias, problemas cardiorrespiratórias, gástricos e neurológicos podem levar a um estado de choque. Outras situações como picadas de insetos que provocam reações urticariformes, mordidas de animais venenosos, ruptura do canal auditivo e intoxicações. Todos os casos citados requerem atendimento especializado urgente, evitando que o animal sofra algum trauma ou venha a óbito.

Os gatos como são animais mais livres e andam muito pelos arredores da casa, são frequentes acidentes em armadilhas, ingestão de veneno, abscessos provocados por feridas ou arranhões provenientes de mordidas de outros animais, hemorragias que podem ocasionar colapsos, ingestão de alimentos que causam intoxicação, quebra de algum membro, picadas de insetos, entre outros acidentes em que o animal precisará de atendimento especializado.

Em caso de acidentes, é importante buscar o atendimento de um profissional capacitado e apto a prestar ajuda aos animais. A emergência é uma especialidade peculiar pelo seu caráter de urgência, não sendo possível, em grande parte dos casos, o encaminhamento dos pacientes aos outros centros, exigindo assim, a realização de procedimentos imediatos.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais



Atualizado em: 13 de março de 2013