Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)

vaca loucaA Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) é popularmente conhecida como o Mal da Vaca Louca, doença neurodegenerativa fatal e que acomete os bovinos.

            O Mal da Vaca Louca é causado por uma forma de proteína, o príon, menor que o vírus e que não sofre modificação por calor. Eles são encontrados nas células nervosas de todos os mamíferos. Enquanto os príons alterados são encontrados no cérebro de animais contaminados pela EEB e também em humanos infectados.

            Os príons causam a morte das células cerebrais, formando buracos no cérebro, que podem ser comparados com os de uma esponja.

            Os animais contaminados apresentam desordens comportamentais que são causadas por alterações do estado mental como a apreensão, o nervosismo, a agressividade; falta de coordenação dos membros durante a marcha; incapacidade de se levantar; e perda de apetite e consequentemente a perda da condição corporal.

            A doença se desenvolve por meio do contato com o cérebro ou outros tecidos do sistema nervoso de um animal contaminado. Este contato pode acontecer através da ingestão de alimentos contaminados por tecido nervoso ou ainda através de instrumentos que entraram em contato com o tecido doente.

            Os sintomas característicos em seres humanos, quando ingerem alimentos contaminados, são de ordem psiquiátrica, mais tarde se desenvolvem problemas de coordenação muscular como o equilíbrio e a fala, espasmos musculares, problemas nos sentidos, perda de memória, coma e morte.

Como é feita a avaliação da saúde dos animais?

O que  fazer com  a coleta de amostras?

Como reconhecer as principais doenças em bovinos?

Fonte: Pecuária Rural

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Primeiro Socorros em Bovinos 

Primeiros Socorros em Bovinos2



Atualizado em: 15 de maio de 2014