Enterite canina parvoviral

cão-triste (1)A enterite canina parvoviralou preambuloé uma virose que acomete os cães, principalmente os mais jovens. É altamente contagiosa apresentando altas taxas de mortalidade,principalmente àqueles de raças puras ou animais mais fracos ou debilitados por verminoses ou outras moléstias, inclusive carenciais.

O vírus da doença também atacam ratos, porcos, gado bovino e o homem, além de outros animais. No homem o vírus da parvovirose combinada com outros adenovirus, causam infecções do trato respiratório superior e dos olhos, que pode levar à conjuntivite.

Os sintomas característicos são febre, sonolência, falta de apetite, vômitos incoercíveis, tosse, inchaço nos olhos e inflamação na córnea (conjuntivite).

O tratamento consiste basicamente na aplicação de soluções isotônicas de sais minerais, principalmente de glicose, associadas às vitaminas, principalmente a Vitamina C e a Vitamina B6. Usa-se também o soro-hiperimune ou gamaglobulina específico contra a doença, que na fase inicial e quando os órgãos ainda não lesados surte efeito terapêutico. Antibióticos como a Ampicilina e o Cloranfenicol devem também ser administrados, para prevenirem ou combaterem as infecções secundárias causadas por germes de associação que agravam o quadro patológico.

Para prevenir que a doença se espalhe o animal precisa ser isolado de outros animais, também há vacinas específicas, aplicada preferencialmente nas fêmeas antes do cio e subsequente a gestação, mesmo que tenham sido anteriormente imunizadas.

Fonte: Equipe Veterinária

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

emergencias e protoatendimento em caes e gatos

 



Atualizado em: 24 de maio de 2013