Evitar a prenhez em vacas e éguas é possível?

  •   
  • 1
  •  
  •  
  •  

Para evitar a prenhez em vacas e éguas, apenas a castração seria uma solução definitiva, a longo prazo. É o que explica a profissional de veterinária Daniela Brandão. Ela afirma, ainda, que não há uma medicação específica a ser administrada aos animais, para se evitar essa situação. A curto prazo, no entanto, ela indica os medicamentos à base de progesterona.

No mercado, atualmente, existem alguns tipos, embora ainda não haja no Brasil. Esses implantes são os de maior duração: 30 a 60 dias. É necessário importá-los do Canadá ou dos Estados Unidos.

Há vários tipos de anticoncepcionais injetáveis, de uso diário, com progesterona natural, semanal, com uma dose apenas e o quinzenal, igualmente uma dose, porém, com liberação mais lenta.

Aqueles, com administração por via oral, devem ser tomados todos os dias.

Brandão sugere, para éguas, especificamente, dois medicamentos, o Regumate (composto de progestágeno sintético e o Altrenogest, com ação fisiológica similar à da progesterona – via oral – e ainda o ovuplant (implante de curta duração – libera 2,2 mg a cada dois ou três dias).

 

Por: Ana Brito

Fonte: Rural Centro

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

 

 



Atualizado em: 27 de janeiro de 2012

Artigos Relacionados com Equinos: