Exame laboratorial: hemograma

Dentre os exames laboratoriais que podem ser realizados temos o hemograma. Este exame avalia as células do sangue, ou seja, da série branca e vermelha, contagem de contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos, visando o diagnóstico e acompanhamento da evolução de uma determinada doença.

Quando o médico veterinário solicita um hemograma completo, significa que o exame consiste no hemograma normal, junto com a contagem diferencial de leucócitos. O órgão responsável pela manutenção da homeostasia corporal, com o controle da maior parte dos constituintes líquido orgânicos são os rins.

Para a avaliação da função renal é realizar os exames que determinam os valores séricos bioquímicos da ureia e da creatinina e urinálise. Também o exame físico da urina através da cor e densidade; e o exame químico por meio da presença de proteína e de glicose; sedimentoscopia que avalia a presença de células epiteliais de descamação, leucócitos, hemáceas, cilíndros, entre outros.

Os exames de fezes, citológicos e de líquidos intra-corpóreos também podem ser realizados em laboratórios clínicos, mas estes tipos de exames não são muito usados na clínica de pequenos animais.

A realização de exames precisa ser feita em locais confiáveis e certificados. Conheça.

Fonte: www.cdvfortaleza.com.br

 

Determinação da concentração de Proteína Plasmática