Exames Laboratoriais Veterinários: conheça a importância

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
Exames-Laboratoriais-Veterinários-conheça-a-importância

Hoje os animais, principalmente os domésticos, fazem parte das nossas vidas. Sendo muitas vezes da família, eles recebem os mesmo cuidados que qualquer um de nós. Por isso, zelar pela saúde deles é cada dia mais importante e significativo. Assim, os exames laboratoriais veterinários cumprem um papel fundamental dentro da medicina veterinária clínica.

Contudo, esses exames nem sempre estiveram disponíveis para auxiliar nos diagnósticos. Nos anos 60, os primeiros exames de sangue foram realizados em animais, porém com foco em pesquisas humanas. Foi apenas nos anos 70 que os primeiros exames laboratoriais foram realizados com o intuito de agir no benefício da saúde animal, auxiliando nos diagnósticos veterinários.

Desde essa época, esses exames tiveram um grande avanço. Hoje eles cumprem cada vez mais um papel fundamental no diagnóstico da clínica veterinária. Com sua evolução, alguns tipos de exames laboratoriais veterinários ganharam maior destaque na área. Entre eles, podemos apontar:

  • Exames de Sangue: esse tipo de exame é muito utilizado no acompanhamento da saúde dos pacientes. Em média, é realizado anualmente e permite ao veterinário acompanhar o que circula no organismo do animal.
  • Exames de Fezes e Urina: esses exames são comumente utilizados para análise de verminoses e outras parasitoses, de nutrientes no corpo e da saúde renal do animal.
  • Exame Retal: esse exame é indicado quando o animal apresenta dificuldade em defecar. Apesar de desconfortável, é um exame muito comum na identificação de tumores em animais idosos

Mas afinal, qual a importância dos exames laboratoriais veterinários?

Como já te contamos, os exames laboratoriais veterinários nem sempre estiveram atrelados na rotina clínica do médico veterinário. E que antes deles os veterinários clínicos contavam apenas com sua experiência para elaborar um diagnóstico. 

Apesar de essencial e de extrema importância para o sucesso do diagnóstico, a experiência do veterinário não é suficiente para entender, por exemplo, quais nutrientes estão em deficiência no animal. Assim, com os exames laboratoriais, é possível a realização de diagnósticos mais precisos e completos. 

Pensando nisso, podemos pontuar algumas das principais vantagens de ter o exames laboratoriais como aliados na medicina veterinária:

  • Diagnósticos Precoces: os exames realizados no check-up de rotina do animal permitem que clínicos e tutores descubram doenças antes que estas estejam em estágios avançados. Isso evita sofrimento por parte do animal, e facilita muitos tratamentos.
  • Diagnósticos de Doenças em Cursos: os exames laboratoriais veterinários são ferramentas fundamentais para a realização de um diagnóstico preciso. Quando o paciente dá entrada em uma clínica ou hospital e precisa receber tratamento, é o resultado dos exames que permite ao veterinário traçar o plano de ação do que será feito.
  • Acompanhamento do Paciente: no caso de pacientes que já estão em tratamento, os exames laboratoriais veterinários permitem ao clínico acompanhar a eficácia do que está sendo feito. Verificar a evolução do paciente é de extrema importância para que ajustes sejam feitos ao tratamento, caso necessário, evitando que o animal sofra.

Realização de exames laboratoriais veterinários como oportunidade de mercado

É sempre muito importante enfatizar que os exames devem ser realizados por um médico veterinário. Por isso, as análises laboratoriais na medicina veterinária representam uma excelente oportunidade de atuação para médicos veterinários, principalmente que atuam na área clínica.

Hoje, ser capaz de realizar os exames mais rotineiros dentro da própria clínica agiliza o processo de diagnóstico e reduz custos para o veterinário e para os tutores. Além disso, ainda é um grande diferencial as clínicas que realizam os próprios exames, ou cidades que possuam um laboratório veterinário.

Assim, podemos ver o peso dos exames laboratoriais veterinários na rotina de uma clínica e o quanto nosso mercado ainda é deficiente em oferecer esse serviço às clínicas e tutores. 

Quer conhecer mais e aprender na prática tudo que você precisa para realizar e interpretar exames laboratoriais veterinários? Então clica aqui dê um up nos seus atendimentos!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 7 de janeiro de 2020

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: