Exames oftalmológicos – teste de produção lacrimal

O teste de Produção Lacrimal de Schirmer é uma importante ferramenta para exames oftalmológicos em gatos, coelhos, cavalos e principalmente em cães, que estão cada vez mais próximos dos seres humanos e estes colocam como prioridade a saúde e estética dos mesmos.

Este teste tem como objetivo avaliar a produção lacrimal do animal para detectar doenças principalmente ligadas à córnea e a conjuntiva, como ceratoconjuntivite seca.

O método mais utilizado compreende colocação da ponta da fita de Schirmer no saco conjuntival do olho do animal, cronometrados 60 segundos e rapidamente feita a leitura em milímetros da região que absorveu a lágrima, oriunda da produção basal e reflexa, ficando umedecida neste tempo devido à irritação causada pela fita teste. Se não feita a leitura imediatamente após a retirada da fita se faz necessário o descarte da mesma e um novo teste para obtenção de dados exatos. O valor de referência em um animal saudável para este tipo de teste é de aproximadamente 15 a 20 mm, sendo base para o diagnóstico de ceratoconjuntivite seca um número inferior à 5 mm.

As fitas de Schirmer são importadas e comercializadas em Kits, o que torna um teste de alto custo. Assim sendo, materiais alternativo vêm sendo testados para diminuir este custo, se tornando mais acessível à população.

No Ambulatório Veterinário Avançado da Universidade Federal de Pelotas e no Hospital de Clínica Veterinária da mesma instituição, RS, já vêm sendo utilizadas fitas estéreis confeccionadas com papel filtro JP gramatura 40, nas dimensões de 4 centímetros de comprimento por 5 milímetros de largura fazendo-se um entalhe a 5 milímetros de uma de suas extremidades, para inserção no saco conjuntival. Esse projeto tende a viabilizar uma massa maior de pacientes atendidos, pois esse papel é encontrado com maior facilidade no Brasil e com um preço mais acessível, apenas o material e os valores de referência são diferentes dos da fita convencional, obtendo bons e inovadores resultados na medicina veterinária.

Fonte: UFPEL

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

 

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: