Ferração equina

Os cuidados com o aparelho locomotor do animal é essencial para uma boa saúde e desempenho das atividades realizadas. Quando a pata é acometida por algum problema, os equinos podem apresentam sérios danos à saúde e, consequentemente a lucratividade das atividades realizadas.

A ferração é uma forma de proteger o animal, o processo vai muito além de pregar uma ferradura nos cascos. É preciso conhecer a anatomia e as técnicas para o bom ferrageamento. A inspeção da pata deve ser realizador por um ferrador, desde os primeiro ano de vida, de 6 em 6 semanas, mesmo que seja somente para aparar os cascos. Se o animal usar ferradura, ela deve ser retirada para aparar os cascos.

Os cascos dos equinos devem ser limpos pelos menos uma vez por dia. Em casos de emergência, quando os animais usam ferraduras, os passos para a sua retirada são: levantar o casco e, utilizando o saca-rebites, cortar as pontas dos cravos que estão dobradas para fora; usar a turquês para separar a ferradura do casco, começando do talão para a pinça; agarrar a ferradura à frente e arrancá-la com a turquês puxando para trás.

O cavalo pode ser ferrado a frio ou a quente. Na ferração a frio as ferraduras tem a mesma medida dos cascos, o ferrador farar somente pequenos acertos na sua forma. Na ferração a quente a ferradura é aquecida e encostada nos cascos, as desigualdades dos cascos que precisam ser corrigidas aparecem e são cortadas, esse processo não machuca os animais, uma vez que o casco não possui nervos.

As ferraduras podem ser de aço;alumínio que são usadas nos cavalos de corrida por serem mais leves; de plástico aderente para os cavalos que não suportam os cravos. Há também ferraduras ortopédicas ou cirúrgicas utilizadas em casos de laminite e de doença do navicular.

O importante é manter os cascos dos animais sempre limpos e aparados, evitando danos decorrentes de maus cuidados. A escolha da ferradura dependerá da atividade realizada pelo anima.

 

Fonte: www.marcoscowboy.com.br/reportagens/morfologia.html

 

Saiba quais as principais enfermidades causadoras de claudicação.

Conheça as indicações clínicas e cirúrgicas.



Atualizado em: 5 de junho de 2015

Artigos Relacionados com Equinos: