Jumenta ganha prótese para perna nos EUA

A jumenta Emma teve sua perna que era deformada, amputada quando tinha apenas dois dias, o motivo da amputação é que a perna impedia o animal de ficar em pé. Emma ganhou uma prótese que de acordo com o site do jornal Daily Mail, é uma das primeiras criadas para equinos.

A prótese foi criada pelos veterinários da Universidade Auburn, no Alabama (EUA). A perna artificial foi criada com fibra de carbono, fibra de vidro e Kevlar, materiais usados em próteses de atletas paraolímpicos. Conforme Emma for crescendo a prótese tem que ser trocada, (com cinco meses, Emma já está na segunda). Os veterinários afirmam que ela deva precisar de sete próteses até chegar à maturidade.

O professor da Universidade, Fred Caldwell, foi o responsável pelo procedimento que colocou a prótese, com ajuda da Clínica Hanger, mesma empresa que criou uma prótese de cauda para um golfinho. Segundo os pesquisadores, o caso é uma oportunidade única para estudar a aplicação de próteses em equinos, já que em cavalos o uso é mais complicado devido ao tamanho e peso dos animais.

 Emma é um “jumento miniatura”, espécie que, afirmam os veterinários, tem origem na Sardenha, mas se desenvolveu nos EUA.

Fonte: Anda

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

 



Atualizado em: 5 de outubro de 2012