Manuseio do aparelho de ultrassom veterinário requer conhecimento profissional

O ultrassom é um dos aparelhos mais importantes do diagnóstico por imagem, geralmente bastante usado para exames ginecológicos, como gestação precoce e de verificação de doenças no útero e ovários, além de outras finalidades.

Esse aparelho é considerado como um dos principais equipamentos do segmento, e que faz parte da rotina clínica, tanto para pequenos quanto para grandes animais.

Introduzido na medicina em 1966, embora os estudos datem de vários anos anteriores, vem a partir de então tendo a sua tecnologia aprimorada, de maneira contínua e crescente, possibilitando aos profissionais terem acesso às informações cada vez mais exatas e precisas a respeito do quadro clínico dos animais.

Desta forma, o aparelho vem ajudando a solucionar problemas de ordem reprodutiva, contribuindo ainda para a diminuição dos possíveis prejuízos de produtores do mundo inteiro, principalmente por perdas. Entretanto, a operação do aparelho deve ser feita apenas por profissionais capacitados, que saibam manuseá-los e interpretar seus resultados, para que as melhores decisões sejam tomadas.

 

Conheça os principais modelos de ultrassom para a medicina veterinária. Clique aqui.

Fonte: Embrapa

Artigos Relacionados com Bovinos: