Mercado de Pet Shops – investimento garantido para veterinários

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

Até o ano de 1995 quase não nos deparávamos com mercadorias especializadas para animais domésticos, difícil inclusive, era a procura por medicamentos ou acessórios necessários como coleiras e guias, o que torna esta uma realidade completamente oposta à atual.

Com a evolução de grandes centros urbanos e aumento da industrialização veio a independência financeira tanto de homens quanto mulheres, trazendo mudança de alguns valores tradicionais como ter filhos. Desde então muitas pessoas começaram a substituir o afeto que dariam a um filho por animais de estimação como cães e gatos. E hoje, é esse pensamento que move o mercado de pets no mundo.

Segundo a Anfal Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para pequenos animais), existem no Brasil aproximadamente 31 milhões de cães e 15 milhões de gatos o que leva a um faturamento de US$3,07 bilhões por ano. E este número vem apresentando um crescimento médio de 17% ao ano. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International intitulada Pet Food and Pet Care Products in Brasil 2002 revela que os acessórios destinados à animais de estimação cresceram 185% de 1996 à 2000.

Devido a grande procura por essa área do comércio a maioria dos médicos veterinários optam por abrir dentro de suas clínicas lojinhas de acessórios, alimentos e "banho e tosa".

A linha de "produtos pet" vem se ampliando a cada dia trazendo novas invenções para facilitar e trazer praticidade à forma de vida adotada pela sociedade atual. É grande o número de cosméticos e produtos destinados a estética, porém muitos produtos como para higiene bucal, que são de extrema importância para evitar acúmulo de tártaro nos dentes, vêm sendo implantados no dia-a-dia desses proprietários.

A substituição de comida por alimentos industrializados, hoje, já alcança mais de 50% da população de cães e gatos do país, um dado que só irá aumentar devido às vantagens obtidas para a saúde do animal.

Hoje, animais de estimação não são somente para vigiar quintais, estes já se tornaram integrantes de famílias. "Chegará um dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade", Leonardo Da Vinci.

Fonte: Revista Gestão e Negócios

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Técnicas Nutricionais para Cães e Gatos – Aprenda a indicar a ração ideal

   

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: