Nefrologia e Urologia em pequenos animais

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

A Nefrologia/ Urologia é um ramo da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades no Trato Urinário Superior (rins e ureteres) e Inferior (bexiga e uretra). E a ocorrência de problemas relacionados ao trato urinário na clínica de pequenos animais é grande e diária.

O sistema urinário é responsável por funções essenciais como à manutenção do equilíbrio fisiológico do organismo. Inúmeras afecções podem alterar esse equilíbrio e até mesmo causar o óbito. O paciente portador de nefropatias e/ou uropatias necessita de uma intervenção precisa e muitas vezes precoce com objetivo de corrigir as alterações hemodinâmicas, estabilizar o paciente e prevenir que manifestações agudas se tornem crônicas.

De acordo com estudos epidemiológicos, a doença do trato Urinário dos Felinos atinge 1% da população de gatos no mundo inteiro.  A DTUIF é uma enfermidade que compreende várias desordens do trato urinário inferior dos felinos.

Doenças renais podem ser adquiridas pela bactéria da leptospirose, por intoxicações, envenenamento, anestesia, stress, choque, trauma e qualquer outra doença sistêmica.

Há também os cálculos renais e vesicais (pedra nos rins e bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças, e os problemas de uretra e ureter.

Alterações de ordem infecciosa, inflamatória e tumoral dos órgãos reprodutivos são tratadas pelo setor de urologia.

Cães e gatos podem nascer com problema nos rins e os sintomas já se manifestam desde cedo, como beber água em excesso, inapetência ou apetite seletivo, vômitos ocasionais e odor urêmico na boca, aumento da produção de urina, dificuldade de urinar ou defecar, urina com sangue, aumento do tamanho de um testículo, ausência de testículo ou presença de um só, secreção na vulva, cristais na urina (aspecto de areia), dor, diarreia, icterícia (amarelamento da pele) e incontinência urinária.

Se o animal apresentar sintomas de sangue na urina ou fezes, o correto é procurar um Pronto-Atendimento para que o animal tenha um atendimento correto.

A Nefrologia/Urologia é uma especialidade em crescente expansão na Medicina Veterinária embora ainda com escassez de cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização nessa área. É muito importante que o profissional que trabalha com atendimento clínico geral passe a enxergar o paciente renal com olhos de nefrologista, o que torna muito importante a capacitação necessária para atuar na prática e na realidade da clínica de pequenos animais.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça os Cursos de Nefrologia e Urologia em Pequenos Animais

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •