Novidade na pecuária: Produtor pode medir quanto de comida ingerida pelo animal se transforma em carne

Aprimorar o gado é, sem dúvida, o maior objetivo de Luciano Borges Ribeiro, o Luciano da Matinha, um dos maiores proprietários de reprodutores em coleta, nas empresas, e grande selecionador independente e tradicional, de nelore.

Pioneiro na utilização da ultrassonografia na avaliação de carcaças, Luciano inovou novamente na produção de gado de corte. Ele é o primeiro a instalar, no Brasil, um novo sistema, o GrowSafe, que consiste em medir, no cocho, durante as 24 horas do dia, a comida consumida por seus bezerros nelore.

Ele  confessa ser apaixonado pela pecuária, em tempo integral. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, ele se dá o luxo de não vender tourinhos melhoradores, como em outros criatórios. Prefere ofertá-los num megaleilão anual, em torno de 300 cabeças. Em 2011, o evento rendeu à fazenda Rancho da Matinha, cerca de 3 milhões de reais.

Seu propósito é fazer carne, já que pertence a antigas tradições de famílias pecuaristas. Afirma não gostar de gado de vitrine, nem sequer participa da ExpoZebu, feira tradicional em Uberaba, sua cidade.

Conheceu o GrowSafe nos Estados Unidos, em 2004, trazendo-o para o Brasil em 2010. Garante que essa tecnologia apresenta resultados econômicos positivos. Os criadores de lá afirmam obter um ganho de eficiência, em 20%, isto é, o custo para alimentar o gado é 20% menor.

Esse sistema mede a conversão alimentar, e o aplicativo elabora gráficos sobre os horários de frequência no cocho. Os dados gerados são enviados, via internet, à GrowSafe System, no Canadá, empresa fabricante e responsável pela auditoria.

Luciano acredita que a eficiência alimentar vai representar uma revolução na moderna pecuária de corte. “São dois os resultados da característica: um está diretamente ligado ao caixa,  já que a seleção para eficiência alimentar visa elevar o ganho financeiro por meio da redução de custos”, diz.

 

Por: Sebastião Nascimento

Fonte: Globo Rural

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Corte (Alimentos e Alimentação)

 

 



Atualizado em: 18 de janeiro de 2012