Nutricionista Animal: Profissão em Destaque

Com o avanço tecnológico e introdução cada vez maior dos animais domésticos na vida dos homens, principalmente com a aplicação destes em empreendimentos, está cada vez maior o mercado para áreas a essa relacionada, além de estarem surgindo outras novas especializações que contribuem para uma maior e mais econômica produção.

A mais nova profissão, anunciada pela coluna do Edição das 10, “Raio-X das profissões”, é a de Nutricionista Animal. Esta difere um pouco do nutricionista humano, pois, apesar de ser especializado igualmente em alimentação, têm uma maior participação não em clínicas, mas em grandes empresas especializadas na confecção de rações. “Esse é o seguimento comercial que mais demanda mão de obra hoje”, afirma o veterinário Olinto de Castro, que atua há 22 anos no mercado.

A profissão visa o aprimoramento de técnicas e fórmulas de rações, avaliando a disponibilidade de matéria prima, análise de custos, demanda energética e genética de cada espécie animal, simultaneamente à sua finalidade, como: gado de corte, de leite, ovinocultura produtora de lã, entre outras.

O profissional que optar por essa área deverá ser formado em Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia de Alimentos ou de Produção, com especialização em nutrição animal.

As criações em que há maior busca de mão de obra são: bovinos, ovinos, caprinos e peixes, tendo um piso salarial de R$3 mil. O maior desafio se faz aliar conhecimento técnico à parte prática dentro da propriedade rural, onde as variáveis são grandes, afirma Olinto.

Fonte: Globo News

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)

 



Atualizado em: 11 de maio de 2012