O uso da videoscopia na medicina veterinária

videoscopio-multivideo-com-monitor-imaginO desenvolvimento e aplicação da videoscopia iniciaram-se entre as décadas de 1950 e 1960,é utilizada como técnica em procedimentos cirúrgicos não muito invasivo, considerada a principal técnica de uso médico veterinário.

Para a sua realização é preciso preparar o paciente de forma adequada, para que não ocorre nenhum contratempo durante o processo. O paciente precisa seranistiado, anestésico geral, assim é possível visualizar todos os órgãos abdominais. A cavidade abdominal é preenchida e insuflada com ar, gás carbônico, através do aparelho que recebe o nome de insuflador.Assim, a cavidade abdominal, que é um espaço virtual, é transformado em um espaço real, dá-se o nome de penumoperitôneo ao processo descrito.

Pela técnica da videoscopia uma câmera é colocada na cavidade por meio de trocateres, ou seja, tubos com válvulas que permite a entrada de gás carbônico e dos também de todos os instrumentos utilizados. O pneumoperitônio pode ser realizado de forma aberta ou fechada.

A vantagem do uso da técnica da videoscopia é que haverá a formação de pequenas cicatrizes, menores do que as formadas em processos cirúrgicos abertos.

 

Como realizar o tratamento das principais arritmias na emergência?

Quais as principais técnicas de ventilação artificial para o paciente?

Como é realizada a colocação de cateter intratraqueal?

 

Fonte: Facebook

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais

emergencias e protoatendimento em caes e gatos



Atualizado em: 21 de maio de 2014