Obesidade de pequenos animais

A obesidade é uma doença que também pode acometer os animais. Nos pets a obesidade se caracteriza quando não é possível mais sentir as costelas dos animais, a cauda e a barriga também pode apresentar excesso de gordura, assim caracterizando o sobrepeso. Os animais nesse estágio precisam de acompanhamento médico veterinário.

As causas mais comuns de obesidade são: pouco ou nenhum exercícios; alimentação errada ou excessiva; alimentação com restos de comida humana, que também pode desencadear outros males. A questão hormonal também pode desencadear o sobrepeso, que deve ser descartada por meio de exames laboratoriais.

Com o passar do tempo, as articulações começam a sofrer com o sobrepeso e a qualidade de vida do animal fica bastante comprometida. Quando o animal apresentar sobrepeso o importante buscar ajuda do médico veterinário, para que possa ser elaborado um programa de perda de peso, com o uso de alimentação adequada para cada caso, na quantidade certa e se preciso em conjunto com atividades físicas.

A redução aleatória da quantidade de ração diária não é recomendada, pois pode causar uma deficiência nutricional no animal. É importante que seja feito o cálculo da quantidade diária a ser oferecida ao pet.

 

Fonte: https://petitpet.wordpress.com/pet-dicas/obesidade/

 

 

Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais

Determinação da concentração de Proteína Plasmática em exames de pequenos animias.

 

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: