Diagnóstico e tratamento de obstrução por corpo estranho

Casos de obstrução por corpo estranho são mais comuns nos consultórios veterinários do que se imagina. A obstrução em pequenos animais se dá quando cães e gatos ingerem alguma peça ou objeto. Panos, fios, lã, brinquedos e ossos geralmente estão entre os mais comuns, mas existe caso de animal que engoliu até mesmo uma toalha.

São nesses momentos de distração que o perigo pode acontecer. Quando essas estruturas ingeridas se alojam em órgãos internos, existem chances claras de haver comprometimento do funcionamento, trazendo riscos à sua saúde e podendo levar à morte.

Na maioria das vezes a obstrução por corpo estranho acontece em filhotes, mas em animais adultos também é possível ocorrer. Se interessou pelo assunto? Saiba como ocorre esse tipo de obstrução, quais os sinais clínicos, como fazer o diagnóstico e as opções de tratamento durante a leitura! 

Principais sinais clínicos e diagnóstico

Os sinais mais comuns são vômitos, engasgos, salivação excessiva e apatia. No caso de obstrução intestinal, pode ocorrer dilatação de segmento de alça intestinal, mesentério reativo e a presença de movimento antiperistáltico. 

Internamente, pode aparecer algum tipo de irritação das mucosas da parede onde o corpo estranho se alojou. Além disso, cães e gatos também podem apresentar quadros de intoxicação e até mesmo perfuração dos órgãos. 

Devido à complexidade da situação, a maioria dos casos exige um exame de imagem para detectar o local onde o objeto está. Pode ser solicitada uma ultrassonografia abdominal e/ou do tórax. As radiografias também podem auxiliar no diagnóstico. Os exames de imagem são importantes, pois permitem a confirmação do diagnóstico e mostram a posição exata das peças engolidas.

A escolha do tipo de exame varia com a situação apresentada. Por exemplo, se a suspeita é a presença de estruturas como metal, pedras ou ossos, a radiografia pode ser a melhor ferramenta. Já em outros casos, a ultrassonografia é mais indicada.

Riscos de obstrução e tratamento 

Os riscos de obstrução por corpo estranho em pequenos animais depende do local em que a estrutura está alojada. Em alguns casos, o objeto não causa nenhum problema ao animal. Porém, para chegar a este diagnóstico é preciso que um exame de imagem seja feito com bastante nitidez.

Em quadros na qual a obstrução acontece no estômago, é provável que o fluxo normal dos alimentos seja interrompido resultando no acúmulo de líquidos e gases no animal. Caso o objeto ingerido seja pontiagudo e esteja presente no esôfago, pode acontecer a perfuração da pleura, avançando para um quadro de pleurite.

Já em situações percebidas no intestino, pode haver obstrução intestinal parcial ou total. Caso não seja tratado um dos riscos do quadro é do animal de pequeno porte apresentar vômito com substâncias fecalóides e sanguinolentas.

Como já sabemos, na medicina veterinária é importante avaliar a gravidade do caso e o histórico do paciente. Em algumas obstruções o melhor tratamento é o cirúrgico, enquanto em outros o animal pode precisar apenas de cuidados terapêuticos. 

Como realizar cirurgias em pequenos animais 

Cirurgias em pequenos animais costumam ser necessárias para auxiliar no tratamento de obstrução por corpo estranho. Portanto, um veterinário completo deve saber como agir nesta situação. Recomendamos um curso para suprir a demanda tanto no diagnóstico emergencial quanto na realização de procedimentos precisos. Confira e aprenda neste link!

Fonte: Shop Veterinário; CRV Imagem; Mobile Vet; SOARES, R., ANDRADE, G., PEREIRA, D. – CORPOS ESTRANHOS NO TRATO GASTRINTESTINAL DE CÃES E GATOS, REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA (2009); PARRA, T., BERNO, M., GUIMARÃES, A., ANDRADE, L., MOSQUINI, A., MONTANHA, F. – INGESTÃO DE CORPO ESTRANHO EM CÃES – RELATO DE CASO FOREIGN BODY INGESTION IN DOGS – CASE REPORT, REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA (2012); Vet Plus Hospital Veterinário.



Atualizado em: 17 de agosto de 2021

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: