Odontologia em pequenos animais: oportunidade para o atendimento clínico!

Odontologia em pequenos animais oportunidade para o atendimento clínico
Entenda essa especialidade de alta demanda!

A odontologia em pequenos animais é um importante ramo de atuação para a clínica veterinária, e representa um segmento ainda pouco explorado. Como o nome sugere, a odontologia tem como principal objetivo cuidar e preservar da saúde bucal dos pets. De modo geral, essa é uma demanda grande nos atendimentos clínicos. Isso porque, boa parte dos cães e gatos que estão acima dos dois anos de idade apresentam problemas orais. De certo, em função do acúmulo de placa bacteriana e formação de cálculo dentário. 

No contexto atual, sabemos que são cada vez maiores os cuidados com os animais de companhia, eles se tornaram membros da família. E mais, os tutores desejam que seus companheiros tenham vida longa. Assim, a saúde oral contribui de forma significativa para isso.

Para isso, o profissional da área que deseja ter sucesso, precisa saber realizar diversos procedimentos e precisa conhecer muito bem sobre a anatomia e fisiologia dos animais. Então, com o aumento da demanda pela especialidade, diversos avanços aconteceram no que tem relação com as técnicas de cuidados, tratamentos, anestesia e cirurgia. Continue a leitura até o final e entenda como você deve se preparar para atuar neste contexto!

Problemas odontológicos em pequenos animais 

A odontologia em pequenos animais é uma demanda grande nos atendimentos de uma grande parcela dos pacientes veterinários domésticos. Dentre os principais problemas que acometem a saúde bucal dos pets, o acúmulo de placas bacterianas é o mais comum. Aliás, esse acúmulo pode levar à doença periodontal, que é uma enfermidade grave que chega a acometer cerca de 80% dos cães que já ultrapassaram os cinco anos de idade.

A doença periodontal é responsável pela inflamação da gengiva (gengivite) e destruição de tecidos de sustentação do dente (periodontite).

O acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente, e principalmente na região próxima a gengiva, induz a resposta inflamatória no organismo (gengivite). Quando a inflamação atinge sua progressão (periodontite), é devido ao agravamento da infecção e do processo inflamatório. Do mesmo, outros procedimentos realizados são: 

  • Implantes;
  • Polimento;
  • Raspagem;
  • Extração dentária;
  • Tratamentos periodontais.

Sinais relacionados às doenças odontológicas

O diagnóstico na odontologia em pequenos animais passa, antes de tudo, pela avaliação e reconhecimento de certos sinais da presença de quadros de doença. Dessa forma, saber identificar esses fatores pode ajudar tutores a buscar o veterinário enquanto o quadro ainda é precoce. Assim, como as doenças odontológicas apresentam tais sinais que, por sua vez, são bastante característicos eles são facilmente percebidos pelos tutores atentos. Em resumo, os mais comuns são:

  • Perda de peso;
  • Queda de dentes;
  • Dor de dente intensa;
  • Aumento da agressividade;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Mudanças na mastigação e mordida;
  • Acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Técnicas de diagnóstico na odontologia em pequenos animais

Para identificar as doenças orais relacionadas a odontologia em pequenos animais, o exame completo da cavidade oral é um passo importante. Então, o sulco gengival precisa ser examinado e higienizado e, em casos mais graves, as bolsas periodontais também. Estas, referem-se a uma área que circunda o dente em todas as suas faces. 

Desse modo, a raspagem dentária é realizada com o auxílio do ultrassom odontológico. Assim sendo, muitos problemas orais podem ser diagnosticado por meio do exame completo das faces. Em todo caso, muitos exames não podem ser realizados com o paciente acordado. Desta forma, a anestesiologia veterinária proporciona o melhor atendimento possível. 

Mercado de trabalho 

A conscientização dos proprietários sobre a importância dos cuidados que cercam a odontologia em pequenos animais tem gerado uma crescente demanda para esta especialidade. Desta forma, encontramos hoje diversas clínicas que atuam exclusivamente com esse ramo da medicina veterinária. 

Profissionais que possuem experiência prática na área e sabem diagnosticar e corrigir as principais orais, se destacam. Você está preparado para atender esta importante demanda de serviços? 

O nosso parceiro CPT Presenciais oferece o curso de odontologia em pequenos animais. Nele, você vai aprender a diagnosticar e corrigir as principais afecções orais e se capacitar para atuar neste mercado promissor.

Clique aqui e confira todos  os detalhes!

Fonte: Secad e SBPCNet



Atualizado em: 23 de março de 2021

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: