Orientações que devem ser consideradas na hora da escolha do animal de estimação

Ter um animal de estimação é se doar ao outro. Além de todos os cuidados necessários é preciso amor e dedicação. Escolher entre ter um cão ou gato vai depender do estilo de vida do proprietário que deve se adequar às características e ao comportamento de cada espécie.

Algumas características dos animais podem ajudar na escolha do seu pet. No caso dos cães é a eterna disposição em agradar seus donos e a entrega nas brincadeiras e atividades comunitárias, ótimo companheiro de atividade como caminhadas, frisbee, agility dentre outras. Os cães também podem ser usados como protetor da casa. São carentes e necessitam de maior atenção, e os cuidados com a limpeza são maiores, já que não usam caixa de areia. Por isso o dono deve dispor de tempo.

Em casos de viagens, se não puder levar o cão é recomendável deixar sob responsabilidade de alguém ou em algum hotel canino. Os custos com a alimentação, banho e tosa também são maiores.

No mundo moderno os gatos se adaptam melhor as metrópoles por serem pequenos, silenciosos, necessitar poucos cuidados, além de serem amistosos e curioso, ideal para quem mora em apartamento e não tem muito tempo. A caixa de areia deve ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia e os pelos devem ser escovados. Os gatos são independentes, nas horas de brincadeira adoram bolinhas e brinquedos, mas a atividade é menos intensa quando comparado a de um cão.

Também em caso de viagens o felino pode ser deixado em casa se tiver uma pessoa responsável para alimentá-lo e fazer a limpeza da caixa de areia. Esqueça a idéia de deixar em hotéis pois, para eles não há coisa pior que ser retirado do seu ambiente podendo alterar o comportamento e ficar mais agressivo, e em alguns casos, depressivo e não se alimentar corretamente. Instalar redes de proteção nas janelas é necessário, outros acessórios podem ser usados como arranhadores, fontes de água, brinquedos, toquinhas, prateleiras e diversos outros itens exclusivos que auxiliam na saúde do bichano.

Fonte: Cães e Gatos

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 27 de fevereiro de 2013