Os cuidados com os animais de estimação

Os cuidados com os animais de estimaçãoOs cuidados com os animais de estimação são essenciais para a boa saúde e desenvolvimento, dentre todos os cuidados que devem ser providenciados estão o banho e a tosa.

O banho e a tosa são importantes, pois evitam o desenvolvimento de parasitas como pulgas e carrapatos, além de evitar o mau cheiro e consequentemente a proliferação de doenças. Para os procedimentos devem ser observadas a raça de cada animal, pois nem todos necessitam exatamente da tosa, mas o banho é um cuidado que devem ser estendidos a todos as raças e animais.

Para a realização desses cuidados, sejam eles feitos em casa ou em pet shop é preciso atenção. No caso do banho do cão em casa é preciso que a água esteja em temperatura agradável, usar xampu próprio para cães, os ouvidos devem ser protegidos com um chumaço de algodão, e logo após o banho o animal deve ser seco observando todos os cuidados para que o momento seja prazeroso. Porém, a melhor opção é levar o animal a um pet shop de confiança, pois lá existem profissionais capacitados para a realização do trabalho.

Já a tosa sempre deve ser realizada por um profissional capacitado e de sua confiança. Se não for possível adquirir informações anteriores sobre o serviço oferecido pelo pet e a qualidade do tosador, na primeira vez observe o que está sendo feito, pois o animal pode entrar sadio e sair com alguma doença se o profissional não obedecer às regras de higiene e esterilização de lâminas dos aparelhos utilizados durante a tosa.

Fonte: Wlpets

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

Dermatologia em pequenos animais