Procedimento cirúrgico da cesariana em vacas

 cesariana-em-vacasO procedimento de cesariana realizado nas vacas tem como objetivo a remoção de todos os fetos presentes no útero de forma rápida. Indica-se o procedimento em diferentes tipos de distocia, podendo ser realizado por diferentes métodos.

            Dentre as causas da distocia estão à inércia uterina, o tamanho desproporcional do feto, monstros fetais, má formação do canal do parto em consequência de fraturas pélvicas, má posição do feto, hidropsia do âmnio, hidropsia do alantoide, torção uterina e fetos enfisematosos.

            Quando é necessária a realização da cessaria por algum motivo sitado, é feito a laparohisterotomia para que o feto vivo ou morto possa ser retirado de forma total ou conservativa.

Para a realização da cesariana é necessário realizar os exames de determinação do hematócrito, concentração das proteínas plasmáticas, densidades especificas da urina e concentrações de nitrogênio sanguíneo originado da ureia e da glicose. Dessa forma, os animais que apresentam distúrbios graves não devem ser operados, pois há perigo de morte.

Quando necessário à realização do procedimento deverá ser feito por profissionais capacitados, por meio de incisão ventro-lateral do abdome e incisão do flanco esquerdo, levando em consideração todos os cuidados que precisam ser tomados.

 

Quais as técnicas de anestesia local e geral?

Passo a Passo da cesariana em bovinos. Confira!

Equipamentos para Clinica Veterinária com ótimos preços e qualidade. Saiba mais.

 

Fonte: Cesariana em Vacas

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

 

Conheça o Curso de Cirurgia em Bovinos a Campo



Atualizado em: 14 de julho de 2014