Reprodução em bovinos e questões de manejo sanitário

Como já foi visto, em outro artigo, a reprodução de bovinos tem como finalidade a produção de bezerros e bezerras, utilizando matrizes, a partir da maturidade sexual até o momento de descarte e consequente substituição por novilhas (reposição), sendo que o ciclo se repete de geração em geração. A reprodução pode ser definida como o período entre a concepção da mãe e subsequente concepção da filha. Para uma boa taxa reprodutiva além de dieta adequada, como já foi visto, também é importante atentar para o manejo sanitário.

A natalidade dos bovinos pode ser influenciada pela seleção de reprodutores e matrizes com boa capacidade reprodutiva e pelo estado sanitário dos animais. As doenças infecciosas, de origem bacteriana, viral ou parasitária, são importantes, pois afetam o aparelho reprodutivo de machos e fêmeas, impedindo a fecundação, causando abortos, repetições de cios, o nascimento de animais com porte inferior à média, disfunção hormonal, entre outros, inclusive a perda da função reprodutiva.

A maioria das disfunções passa sem serem percebidas, sendo assim fundamental o controle preventivo de doenças em machos e fêmeas para se obter maior taxa de nascimento de bezerros e, conseqüentemente, maior rentabilidade na produção.

Nesse sentido, os machos destinados a “touros” (inclusive os de compra) devem passar por criterioso exame de seleção no qual se observa a condição corporal, aparelho locomotor, parâmetros genéticos favoráveis (o ideal seria o teste de progênie) e aparência fenotípica (externa), além de exames laboratoriais. Ao exame físico, deve-se observar o aparelho genital completo, procurando anomalias, defeitos, processos inflamatórios e observando medidas e condições estabelecidas para cada raça. O exame andrológico completo deve ser realizado antes de cada estação reprodutiva. Casos de falha na reprodução normalmente são atribuídos às fêmeas, quando na verdade, os machos ocupam o maior destaque em razão da transmissão de doenças pela monta.

Por sua vez, as fêmeas destinadas à estação reprodutiva devem apresentar boa condição corporal e ciclo normal. As fêmeas devem ser selecionadas antes do início da estação reprodutiva, para a formação dos lotes.

Fonte: Sistemas de Produção

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Bovinos

 



Atualizado em: 9 de novembro de 2012