Sarna negra, o que é?

A sarna canina é uma infecção causada por um parasita e pode ser transmitida ao homem, trazendo desconforto e muita coceira às vítimas.

Existe outro tipo da doença, denominada sarna negra. É conhecida, cientificamente, por demodécica. Ela produz feridas, com secreções e odor muito forte, no animal.

Aparece com a infestação de um ácaro, assim como na sarna comum. Ela afeta cachorros e, raramente, coelhos.

Wilson Grassi, médico veterinário, afirma que a presença desse ácaro na pele dos animais é normal e inofensiva, mas pode se manifestar em animais que não nasceram com uma deficiência imunológica específica.

Afirma, ainda, que essa sarna não é contagiosa, mas causa infecções bacterianas secundárias. É indispensável, porém, ter regras básicas de higiene, tanto para os animais como para os humanos. Evitar o contágio é muito importante, não deixando os animais afetados em contato com os saudáveis.

Essa doença não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos. Se bem cuidados, os animais poderão ter vida quase normal.

Tratando-se de um problema genético, a doença não tem como ser evitada. O único jeito de impedir sua disseminação é evitar que o animal procrie, segundo Grassi.

Fonte: R7

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais

 

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: