Síndrome Cardio Renal em Pequenos Animais

A coexistência de insuficiência cardíaca (IC) e doença renal crônica (DRC) recebe a denominação “Síndrome Cardio Renal”. Está associada com aumento significativo da morbidade e do risco de mortalidade.

O coração e os rins contribuem para a regulação da pressão arterial, do tônus vascular, controle do volume circulante, perfusão periférica, oxigenação tecidual, além da diurese e natriurese. Qualquer disfunção em um órgão pode acarretar alterações consideráveis no outro, podendo promover umdeclínio no funcionamento de ambos e, às vezes, em alguns casos, perdas irreversíveis.

Os rins recebem aproximadamente 25% do sangue proveniente do débito cardíaco (DC). Dessa maneira, pacientes cardiopatas, com redução do DC, apresentam lesões renais por diminuição da perfusão sanguínea renal e por ativação do SRAA, que por sua vez conduz a danos cardíacos adicionais.

Os prováveis mecanismos que contribuem para a síndromecardio renal incluem ativação do sistema nervoso simpático (SNS), ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), efeitos parácrinos e endócrinos de mediadores biológicos como a vasopressina (hormônio antidiurético – ADH) e peptídeos natriuréticos, desequilíbrios entre o óxido nítrico e radicais superóxidos, inflamação sistêmica, apoptose, dentre outros.

A insuficiência cardíaca é uma patologia crônica e de evolução progressiva, que pode causar disfunção em vários órgãos,especialmente nos rins. A doença renal por sua vez, é uma co-morbidade muito frequentemente associada com a IC e, quando coexistentes, tornam o tratamento muito mais complexo e o prognóstico bastante reservado.

 Autor: Tathiana Mourão dos Anjos – Professora dos Cursos: Nefrologia e Urologia em Pequenos Animais e Medicina Felina.

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Cursos de Nefrologia e Urologia em Pequenos Animais


 

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: