Tipos de vacinas que os gatos devem tomar

vacina gatoA vacinação adequada dos animais objetiva a imunização dos animais contra possíveis doenças. A vacina mais comum entre os cães e os gatos é a vacina contra a raiva, mas além dessa é muito importante que se vacine os felinos com a vacina conhecida como quíntupla.

A vacina quíntupla tem como objetivo imunizar os animais contras as doenças calicivirose, clamidiose, rinotraqueíte, panleucopenia e leucemia felina.

As doenças calicivirose, clamidiose e rinotraqueíte estão ligadas ao complexo respiratório dos gatos. Os animais acometidos por essas doenças apresentam tosse, espirro, conjuntivite, falta de apetite e prostração.

A panleucopenia esta relaciona principalmente a quadros de diarreia que não para enquanto a doença não for controlada, e a leucemia felina ataca especialmente o sistema imunológico.

A vacina quíntupla deve ser ministrada quando os animais completarem 60 dias de vida. Para que os animais fiquem protegidos é preciso ministrar as três doses, com intervalos de 21 dias. Em caso de dúvida é sempre bom procurar o profissional capacitado.

Quais os principais exames na área de patologia clinica de pequenos animais?

Quer aprender a realizar desde de exames hematológicos até análises mais aprofundadas de liquido cavitários? Clique aqui.

Shop Veterinário: Equipamentos e Utensílios Veterinários. Confira.

 

Fonte: Ideal Dicas

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Realização e Interpretação dos Principais Exames Laboratoriais em Pequenos Animais

Realizaçao e interpretação exames pequenos