Tosa em cães e gatos: qual a importância e como fazer?

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
tosa em cães e gatos

A tosa em cães é uma prática muito comum, principalmente, animais com pelo mais longo. Por isso, pet shops ou outros estabelecimentos que oferecem o serviço tem uma boa demanda de trabalho e alta lucratividade. 

Além de ser necessária para que os pelos não embaracem e fiquem com aspecto desleixado, também é essencial para manter a higiene do animal e até evitar a infestação de ectoparasitas. 

Quer saber mais sobre a importância da tosa e como fazer o procedimento da forma correta? Continue a leitura! 

O que é tosa e qual a sua importância? 

Tosar um cão ou gato significa aparar os seus pelos em segurança, para que fiquem esteticamente agradáveis e mantenham a higiene. A tosa comum, é feita em toda extensão do corpo e serve, inclusive, para aliviar a temperatura nos dias mais quentes. 

Os cachorros devem ter a barriga raspada sempre, isso por que o genital dos machos fica virado para frente e, se a barriga estiver muito peluda, as bactérias podem se acumular no pelos. Além disso, evita que, principalmente, animais, que convivem dentro de casa, deitando, por exemplo, no sofá, deixem pelo em todos os lugares da casa. O que pode ser desagradável e, sendo portador de bactérias, prejudicial à saúde.

Já a tosa higiênica é feita nas seguintes regiões do corpo do animal: : barriga, perianal e anal e almofadas plantares (a parte inferior da patinha do cachorro, também conhecida como “almofadinha” ou “coxim”). Também pode ser feita a limpeza e depilação dos ouvidos, corte e lixamento de unhas, limpeza da região dos olhos e acertos de corte de topete e orelha também são feitos.

Além disso, a tosa pode ser classificada de duas formas: 

  • Tosa na máquina: a máquina, feita especialmente para tosa (não é igual à máquina de corte de cabelo) é passada pelo corpo do cão de acordo com a direção do pelo. As lâminas são de tamanhos diversos, variando de acordo com a raça e o tipo de tosa desejada pelo tutor. 
  • Tosa na tesoura: não há o uso de máquina, sendo toda a tosa feita com tesoura. Pode ser feita em qualquer raça com pelagem média a longa, e é recomendada para cães que tenham alergia às lâminas das máquinas, como também para bichinhos que ficam muito estressados com barulho. A tosa na tesoura demora mais do que na máquina, para a segurança do bichinho, porém o acabamento dos pelos fica mais suave e natural.

Como fazer a tosa?

Apesar de ser comum levar a um profissional especializado, muitas pessoas optam por fazer a tosa em casa. Ou, então, querem começar a atuar na profissão, mas ainda não sabem por onde começar.  

Por isso, explicaremos brevemente como deve ser uma tosa em cães e gatos. Mas atenção, esse procedimento só deve ser feito por quem é capacitado! 

Antes de tosar o cão é necessário escovar bem o pelo do animal. Além de preparar para a tosa, por desembaraçar todo o pelo, a escovação faz bem para a saúde. Ela ajuda a remover os pelos mortos, espalhar a gordura da pele e ativar a circulação sanguínea, o que aumenta o poder imunológico do animal.

Quando o cachorro ou gato tem pelos longos, é bom escovar todos os dias. Em caso de pelos curtos, a escovação uma vez na semana é suficiente.

É importante ter atenção ainda com a região embaixo das patas dos cães. Elas devem ser tosadas, pois o excesso de pelo faz com que eles escorreguem e percam aderência ao correr e caminhar. 

No momento da tosa, uma medida necessária é o cuidado ao manusear a máquina ou tesoura de tosar para não machucar o cachorro. 

Por mais fáceis de tosar que os pelos do seu cachorro pareçam, a execução da tosa exige mais cuidados do que o banho, por exemplo, que pode ser feito em casa o. Durante a tosa, lida-se com lâminas e máquinas que podem machucar tanto o cão quanto quem está aparando seus pelos.

Por isso, é altamente recomendado que a tosa seja feita por profissionais especializados, que já estejam acostumados e tenham conhecimento do manuseio correto dos materiais, principalmente se a tosa for a higiênica, que lida com as partes mais delicadas do corpo do cachorro.

Quer se especializar nessa área mais ainda não sabe por onde começar? Confira essa dica que separamos para você: 

Curso de Tosador de Cães e Gatos

Fonte: CachorroGato e Petlove

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 23 de setembro de 2020

Artigos Relacionados com Banho e Tosa: