Tratamento oncológico na medicina veterinária

cachorro consegue identificar o cancerO avanço medicina e de todas as outras técnicas que abarcam os cuidados com os animais possibilitou que grande número de doenças fossem tratadas e curadas, ou que, os sintomas de determinada doença fosse amenizado com os mais variados tipos de tratamentos possibilitados por este avanço significativo alcançado pela medicina.

A medicina possibilitou que, hoje um cão diagnosticado com câncer, terá muitas chances de sobreviver se a doença for diagnóstica a tempo e o tratamento for seguido com atenção. Outro fator que auxilia no tratamento é a melhoria econômica e a maior aproximação e carinho dos donos com seus animais de estimação, que agora são considerados como parte integrante das famílias e os cuidados destinados seja a saúde, alimentação e diversão não são poupados.

O câncer é uma doença que ataca especialmente os animais com mais idade, cerca de 60% dos cães que são levados ao hospital veterinário possuem a moléstia. Dos 60% desses animais, 25% são diagnosticados com câncer de mama.

Os profissionais de medicina veterinária que vem o agravamento do quadro e grande número de animais doentes que chegam as clínicas veterinárias se especializam em oncologia veterinária, área de especialidade dedicada ao tratamento dos diferentes tipos de câncer, em cães e também gatos.

Quando a doença é diagnosticada pelos profissionais, o tratamento na maioria dos casos é a indicação cirúrgica, cerca 70% dos tumores são encaminhados para a sala de cirurgia. A quimioterapia é recomendada em tratamentos dos linfomas e leucemias.

Como realizar a nutrição do paciente oncológico?

Quer aprender a fazer a cirurgia oncológica? Confira!

Qual a importância das vacinas anti-tumorais?

Fonte: CRMV-MG

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Oncologia em Pequenos Animais

Oncologia em pequenos animais



Atualizado em: 6 de fevereiro de 2014