Ultrassom veterinário: essencial para diagnóstico em pequenos animais

  •   
  • 7
  •  
  •  
  •  

Ultrassom veterinário essencial para diagnóstico em pequenos animaisO uso do ultrassom veterinário tem sido um dos avanços tecnológicos que vêm revolucionando o atendimento nas clínicas e hospitais de pequenos animais, especialmente no que diz respeito ao diagnóstico de patologias. Um exemplo do que este equipamento possibilita aos profissionais é a facilidade no atendimento de uma população crescente de animais de estimação, que, atualmente, gira em torno de 105 milhões de pets em todo o mundo.

Embora não seja uma grande novidade para os profissionais do setor, o ultrassom veterinário, de tempos em tempos, recebe novos aperfeiçoamentos e atualizações. Esses avanços são, principalmente, focados em tornar o diagnóstico cada vez mais preciso. A função doppler, por exemplo, acoplada aos exames por imagem, possibilita outras vantagens além da visualização de diferentes partes do organismo.

Diante disso, cada vez mais, a ultrassonografia se firma como técnica essencial para quem deseja trabalhar com pequenos animais. Continue a leitura e conheça a principais técnicas e benefícios do ultrassom em pequenos animais!

Técnicas de uso do ultrassom veterinário

O uso correto do ultrassom veterinário é fundamental para que o diagnóstico seja realizado da forma correta. Assim, a escolha adequada da configuração do aparelho e do transdutor a ser utilizado fazem toda a diferença do que é observado e, portanto, nas informações que vão embasar os resultados do exame.

Importante que além do manuseio do aparelho em si, o profissional esteja treinado para lidar com o animal, de forma a deixá-lo tranquilo para que o exame não se comprometa. Uma das opções é o uso de sedativos e focinheiras. Saber lidar com essa situação, durante o preparo é de grande importância para o sucesso do exame.

Outro procedimento importante durante o pré-exame é a realização da tricotomia. Trata-se da raspagem do pelo do local, de forma a facilitar a passagem das ondas sonoras. Em seguida, deve-se utilizar um gel próprio, como método para a retirada do ar entre a pele e o aparelho, além de tomar muito cuidado com o uso do transdutor, peça bastante sensível do ultrassom e que, ao ser danificado, pode alterar os resultados do exame.

Benefícios do ultrassom

A realização do exame de ultrassom veterinário em pequenos animais é responsável por detalhar as estruturas do corpo. Assim, o profissional é capaz de visualizar a anatomia e principais alterações, correlacionando assim às informações clínicas e otimizando o processo do diagnóstico.

Dessa forma, como mencionamos anteriormente, a aplicação da técnica de ultrassonografia tornou-se indispensável na rotina dos profissionais veterinários pela facilidade da operacionalização e interpretação dos resultados obtidos. Além disso, sua aplicação na rotina de atendimentos traz muitos outros benefícios ao veterinário, são eles:

  • Alta precisão nos diagnósticos;
  • Avaliação das alterações gástricas;
  • Análise e visualização de alterações do trato urinário;
  • Avaliação reprodutiva do animal;
  • Diagnóstico precoce da gestação;
  • Avaliação das artérias e demais estruturas vasculares pelo método doppler;
  • Diagnóstico da ruptura do ligamento cruzado cranial;
  • Avaliação do abdômen, tórax, coração, tendões, dentre outros órgãos.

Esses são apenas alguns benefícios básicos, sendo que o uso do ultrassom veterinário vai muito além, mostrando a situação clínica do animal e em tempo real. Assim, o veterinário é capaz de realizar o diagnóstico com muito mais rapidez. Isso garante um tratamento rápido, maior chance de recuperação e acompanhamento do animal.

Sendo assim, fica claro como o uso do ultrassom veterinário é essencial para quem deseja atender de forma eficaz seus pacientes, seja no consultório, clínica ou, até mesmo, a domicílio. Por fim, cabe ao médico veterinário estar habilitado para seu uso e conhecer sobre o aparelho para que sua escolha atenda as necessidades da sua rotina de atendimentos.

Interessante como um equipamento pode facilitar o atendimento e solucionar diversos empecilhos, não é mesmo?

Para você, profissional veterinário que atua ou tem interesse em atuar na área de diagnóstico por imagem, eu tenho uma super dica: CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER SEU ULTRASSOM VETERINÁRIO COM CONDIÇÕES ESPECIAIS!

Fonte: SHOP Veterinário

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: