Ultrassom veterinário: 6 vantagens para a clínica de pequenos animais!

  •   
  • 540
  •  
  •  
  •  

Ultrassom veterinário saiba as vantagens para a clínica de pequenos animais!O mercado para atendimento veterinário de pequenos animais no país tem estado em expansão constante. Assim, independente do cenário econômico, esse segmento se mostra sempre valorizado, pois os tutores têm buscando cada vez mais cuidados especializados para seus pets. Com isso, a preocupação dos mesmo em relação à saúde dos animais acompanha essa demanda e aquece a busca pelos serviços. Diante disso, o ultrassom veterinário vem recebendo destaque nos atendimentos rotineiros e emergenciais nas clínicas de pequenos animais.

Considerado uma peça chave na clínica veterinária, o ultrassom possui diversas vantagens e é considerado imprescindível para um bom atendimento. Dessa forma, ele atua desde a melhora na qualidade e agilidade dos diagnósticos, à ser ferramenta essencial para o acompanhamento de alguns casos emergenciais e clínicos. Por isso, o ultrassom veterinário é apontado por muitos profissionais como fundamental no diagnóstico correto das mais diversas enfermidades.

Diante disso, vamos apontar suas principais vantagens e possibilidades no atendimento em pequenos animais. Confira!

A utilização do ultrassom na clínica de pequenos animais

O exame ultrassonográfico pode ser indicado para diagnóstico de diversas patologias, desde as mais básicas até as mais complexas. Mesmo com uma grande variedade de aplicações, o ultrassom veterinário é considerado um dos equipamentos de mais fácil manuseio. Além disso, muitos apontam sua rapidez e o fato de não ser invasivo ao paciente como pontos positivos de sua utilização, principalmente em casos emergenciais. 

Muito usado para o diagnóstico e acompanhamento de enfermidade e quadros clínicos, o ultrassom veterinário apresenta diferentes funções que permitem seu uso em diferentes técnicas. Com funções como o doppler, ou os equipamentos em cores por exemplo, o uso da ultrassonografia passou de simples auxiliar para essencial no diagnóstico por imagens, sendo usado da reprodução à oftalmologia em pequenos animais. Além disso, protocolos de emergência como FAST, realizados com o exame ultrassonográfico, garante precisão e agilidade no momento de socorro.

Apesar de apresentar muitos benefícios ao veterinário, é importante ressaltar que o profissional precisa estar treinado para lidar com o animal, de forma a deixá-lo tranquilo para que o exame não se comprometa. Saber lidar com essa situação, durante o preparo é de grande importância para o sucesso do exame.

Outro fator importante para o sucesso da ultrassonografia na clínica de pequenos é a capacitação do veterinário responsável. Mesmo sendo verdade que a ultrassonografia evoluiu em equipamentos e modo uso para atender às mais variadas necessidades, sem o conhecimento correto de como realizar cada tipo de exame sua precisão está comprometido. A escolha de acessórios e transdutores, além do tipo de equipamento correto para os atendimentos de cada espaço veterinário são tão essenciais quanto um médico operador que saiba como configurar o equipamento para cada atendimento.

É a combinação equipamento + técnica que fazem da ultrassonografia veterinária tão importante nos dias de hoje.

6 vantagens do uso do ultrassom veterinário

Como mostramos, o ultrassom veterinário está presente em muitos momentos da rotina de uma clínica de pequenos animais. Mesmo no desempenho de funções muito diferentes, os aparelhos de ultrassom tem um impacto muito positivo nos resultados dos atendimentos. A seguir, listamos as seis principais vantagens de ter um ultrassom para o atendimento de pets:

  1. Alta precisão;
  2. Exame em tempo real;
  3. Capacidade e facilidade de aquisição de imagens multiplanares;
  4. Equipamento portátil, facilitando o manejo de pacientes internados que não podem ser removidos;
  5. Excelente resolução de estruturas superficiais;
  6. Técnica Doppler: avaliação qualitativa e quantitativa do fluxo sanguíneo.

Esses são apenas alguns benefícios básicos, sendo que o uso do ultrassom veterinário vai muito além, mostrando a situação clínica real do animal. Mesmo enfatizando muito seu uso como técnica de diagnóstico por imagens, a ultrassonografia permite o acompanhamento de quadros clínicos, como problemas cardio respiratórios e ortopédicos. Além, é claro, do seu extenso uso no auxílio a questões reprodutivas, como diagnóstico gestacional, acompanhamento de gestação e auxílio no determinação de cesarianas. 

Para que todas essas vantagens estejam, de fato, presentes no uso de ultrassom de uma clínica, o equipamento correto deve estar aliado a um profissional capacitado. Além disso, é preciso escolher o equipamento certo e que corresponda aos atendimentos oferecidos. Como já mencionamos, o equipamento correto somado à capacitação elevam um simples exame à uma ultrassonografia de qualidade.

Quer dar o primeiro passo e garantir o ultrassom veterinário ideal para os seus atendimentos? CLIQUE AQUI e saiba como!

Fonte: SHOP Veterinário

  • 540
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 21 de agosto de 2020

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: