Vantagens da Inseminação Artificial em Tempo Fixo

A valorização do bovino de corte aumenta a procura por tecnologias que viabilizem a criação e, por isso os produtores vem investindo cada vez mais em uma tecnologia de ponta, que leva ao melhoramento genético dos animais.

No melhoramento do gado a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) vem sendo muito utilizada. No procedimento é feito o protocolo hormonal em um lote de vacas e insemina-se sem a observação de cio. A inseminação artificial é a melhor técnica e mais eficiente para conseguir melhorar a genética disponível do rebanho. Com a aplicação da IATF é possível inseminar todas as categorias de fêmeas aptas à reprodução. O gado com cria ao pé é a categoria que mais se deve investir em melhoramento genético.

As vacas merecem a melhor genética são as que repetem cria todo o ano, que desmamam os melhores terneiros. Além das vantagens da inseminação artificial convencional, como utilizar touros provados, evitar a transmissão de doenças por monta natural, entre outras, com a utilização da IATF é possivel concentrar e adiantar a parição, padronizar a terneirada com maior peso ao desmame e aumentar a produtividade. E ainda, com a IATF é possível: inseminação com dia e hora marcados; eliminação da detecção de cio; inseminação de várias vacas por dia; inseminação de vacas com cria ao pé; indução de ciclicidade em vacas em anestro; redução no intervalo entre partos; possibilidade de altas taxas de prenhez no início da estação de monta; atingir o objetivo de obter um bom terneiro/vaca/ano. 

Fonte: http://www.angus.org.br/wp-content/uploads/2013/08/iatf.pdf

Saiba como comprar equipamentos veterinários com os melhores preços. Clique aqui!

Exame do aparelho reprodutor por ultrassonografia. Veja aqui!

Biotécnicas empregadas para multiplicação genética. Clique aqui!



Atualizado em: 28 de dezembro de 2015