Xixi descontrolado pode indicar doença

Se seu pet está apresentando alteração de hábitos, como por exemplo, urinando demais ou bebendo água descontroladamente, isso requer uma maior atenção do dono, pois o animal pode ter alguma doença.  De acordo com o medico veterinário, Ricardo Cabral, coordenador de desenvolvimento de produtos do laboratório Vetnil, quando o animal faz muito xixi, ele também sente necessidade de beber água em abundância, isso porque está sentindo os primeiros sinais de desidratação. “É importante que os donos dos pets estejam ligados nesse comportamento. Qualquer alteração desses hábitos pode indicar doenças sérias”.

O cão que apresenta um quadro de micção descontrolado pode estar com polaciúria que se caracteriza pelo ato de urinar diversas vezes ao dia e sem controle. Segundo o médico veterinário Ricardo Cabral, da Vetnil, muitas doenças podem estar ligadas ao problema, sendo que a mais comum é a infecção urinária. Doenças como a diabetes, a infecção uterina e a doença renal crônica causam um sintoma um pouco diferente: a poliúria, que nada mais é que o aumento do volume do xixi, sem causar descontrole.

Procurar um médico veterinário é o recomendado para se descobrir o real motivo que desencadeia o xixi descontrolado. Com um simples exame de urina, é possível avaliar o quadro e tratá-lo sem grandes complicações. Cabral alerta que para cada doença vinculada há um tipo de tratamento e o especialista orientará sobre como eliminar os problemas de seu animal de estimação. “O melhor exame para descobrir a causa do distúrbio é o de urina, entre outros exames complementares”.

Fonte: Revista Meu Pet

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Interpretação Ultrassonográfica em Pequenos Animais

 

 



Atualizado em: 13 de novembro de 2012