Entenda a Tuberculose Bovina

A Tuberculose Bovina é uma doença de origem bacteriana, e que vem causando muitos prejuízos financeiros em rebanhos do mundo inteiro, por conta das perdas produtivas na produção de carne e leite.

É mais comum, no entanto, em países onde não foram realizados controles sanitários mais efetivos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a doença já foi erradicada.

A enfermidade é contraída através do contato direto do animal com outros infectados, principalmente por via área (focinho). Os sinais comuns apresentados são as dores, lesões, tosses, anemia, dentre outros.

Para o diagnóstico o método padrão utilizado é o teste da tuberculina, no entanto, ele não é 100% específico, assim se faz necessário a utilização de outros métodos para garantir a confiabilidade do diagnóstico.

Segue alguns métodos complementares que são utilizados:

– o exame clínico;

– os testes sorológicos;

– diagnóstico de lesões macroscópicas;

– o exame microscópio da lesão;

Em humanos a doença tem dificuldade de ser contraída, já que o processo de pasteurização do leite impede o desenvolvimento do microrganismo.

A melhor forma de combate a doença é através dos métodos preventivos de manejo sanitário, além da vacinação preventiva em dia, o melhor caminho a ser trilhado para fortalecer o sistema imunológico do animal.

Potencialize de forma eficiente seus diagnósticos e tenha sempre equipamentos de excelência ao seu alcance. Saiba mais.

Fonte: Milk Point



Atualizado em: 8 de agosto de 2017

Artigos Relacionados com Bovinos: