Massagem cardíaca em cães

Em muitas situações o socorro imediato do animal evita que ocorra alguma sequela ou que o animal vá a óbito. Dessa forma é muito importante saber agir em casos como atropelamentos, convulsões, envenenamentos, picadas de cobra, e outros problemas que podem surgir e necessitar de atendimento imediato.

Quando um caso é urgente requer medidas imediatas, dependendo a vida do animal da decisão. Já os casos urgentes são de menor gravidade, mas que devem ser socorridos a tempo para que o animal não apresente complicações mais graves.

Para realizar a massagem cardíaca o animal deve ser deitado sobre o lado direito, colocar a palma da mão sobre o coração do animal e fazer uma pressão firme e rápida sobre a região e soltar. A pressão deve ser feita rapidamente e solta uma vez por segundo. Em animais pequenos usar as pontas dos dedos. A massagem deve ser feita por um minuto, observando se os batimentos cardíacos voltam. O procedimento deve ser repetido enquanto o animal é encaminhado ao médico veterinário.

Fonte: Portal Web Animal

Aprenda a trabalhar a monitorização emergencial básica para o paciente. Clique aqui.

Tratamento da doença cardíaca tanto de manutenção como de emergência. Veja aqui.

 



Atualizado em: 28 de agosto de 2015