Saiba mais sobre a anemia por TPB

A anemia em bovinos é quase sempre causada pelo mesmo motivo: a presença de parasitas na corrente sanguínea. Os animais infectados apresentam como sinais, febre, apatia e depressão acentuada. Por isso a doença é também conhecida como síndrome da Tristeza Parasitária Bovina ou TPB.

Por causa da falta de apetite e fraqueza, a doença vem sendo motivo de muitas perdas econômicas em rebanhos de todo o mundo. Isso, por conta da baixa produção de leite, reprodução e do desenvolvimento, levando ainda muitos animais ao óbito em pouco tempo.

O método de diagnóstico mais comum utilizado para detectar a doença é através dos exames de sangue (hemograma) para a identificação do parasita.

Já o tratamento consiste no uso de fármacos específicos e antiparasitários, que podem ser úteis inclusive na prevenção.

Muito importante ainda como forma de prevenção a criação de ações de manejo voltadas para o controle dos insetos, moscas e carrapatos, principais vetores da doença. Sendo assim, a higienização dos estabelecimentos e a utilização de pesticidas têm sido boas alternativas. Mas esta última só deve ser realizada por profissionais treinados, já que o uso envolve riscos à saúde humana, dos animais e ao meio ambiente.

Saiba quais medidas adotar diante dessa e outras enfermidades que prejudicam a saúde e bem-estar dos bovinos. Confira.

Fonte: Ouro Fino



Atualizado em: 5 de setembro de 2017

Artigos Relacionados com Bovinos: