Ultrassonografia na reprodução bovina

  •   
  •   
  • 20
  •  
  •  
  •  
  •  

A ultrassonografia na reprodução bovina é uma tecnologia fundamental no apoio aos médicos veterinários. Aliás, ela permite a realização de exames mais precisos, e a prevenção de uma série de problemas futuros para os animais e para o feto. Assim, investir em um bom ultrassom é sinônimo de retorno certo, pois economiza tempo e evita perdas. Então, ao longo deste artigo, falaremos sobre os benefícios da utilização do ultrassom veterinário e daremos dicas importantes para valorizar ainda mais o seu trabalho. Vamos lá?

Vantagens da Ultrassonografia na reprodução bovina

A alta precisão alcançada através da ultrassonografia em bovinos, possibilita diagnosticar precocemente a gestação e tomar decisões quanto ao manejo reprodutivo de forma mais rápida. Dessa forma, como tempo é dinheiro, os médicos veterinários que possuem conhecimento sobre a realização de exames reprodutivos em bovinos utilizando o ultrassom, são profissionais diferenciados.

O Brasil possui o maior rebanho comercial da América latina, são mais de 200 milhões de cabeça de gado. Além disso, é grande produtor de embriões bovinos. Ainda mais, quando o assunto é fertilização in vitro somos líderes mundiais. Com a FIV, foi possível melhorar a genética do rebanho de forma rápida. Da mesma forma, proporciona animais geneticamente superiores, pois, aliada às técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões, acelera progressivamente a  qualidade genética do rebanho. Apesar disso, a cadeia produtiva de gado de corte ainda tem muito para evoluir.

Aproveite e baixe o Guia Prático é Gratuito de Como usar a Ultrassonografia na Reprodução Bovina.

Ao longo da FIV ocorrem várias etapas. Inclusive, a aspiração folicular, a técnica é baseada nas informações obtidas pela ultrassonografia. Então, os óvulos imaturos são retirados dos ovários das fêmeas e logo em seguida encaminhados ao laboratório para realização da fertilização in vitro. Aliás, a ultrassonografia na reprodução bovina se tornou ferramenta fundamental.

Confira o nosso top 7 com as vantagens proporcionadas pela técnica da ultrassonografia na reprodução bovina:

1- Diagnóstico precoce da gestação

2- Identificação de diversas patologias reprodutivas

3- Avaliação de órgão reprodutivos na andrologia bovina

4- Melhor controle das técnicas de fertilização

5- Realização de exames clínicos avançados

6- Detectar possíveis causas de infertilidade através das imagens do sistema reprodutor

7- Determinação do sexo fetal

Por que se especializar em ultrassonografia na reprodução bovina?

Quando falamos em bovinocultura brasileira, a palavra de ordem é eficiência. Certamente, controlar as etapas de produção é fundamental para aumentar o sucesso da atividade pecuária. Afinal, é justamente isso que a ultrassonografia bovina proporciona. Um maior controle das atividades e melhoria no desempenho do rebanho. Enfim, confira abaixo o cenário que te espera:

– Mercado de grande potencial e constante crescimento

– Boa remuneração por um serviço diferenciado

– Poucos profissionais realmente capacitados no assunto

– O domínio da técnica de aspiração folicular amplia o campo de atuação do profissional


Benefícios da ultrassonografia em bovinos

Imagine você sendo um produtor de bovinos. Qual profissional você contrataria para realizar o melhoramento genético do seu rebanho? Um que seja altamente capacitado e domine as técnicas de ultrassonografia na reprodução bovina, ou aquele que trabalha apenas com os métodos tradicionais que são muito passíveis de erro?

Agora imagine você aumentando no mínimo 10% da taxa de fertilidade em uma propriedade que conta com um rebanho de 10.000 cabeças de gado. Utilizando as técnicas adequadas você aumentará o faturamento do produtor em pelo menos R$ 100.000. Assim, a remuneração pelo seu trabalho enquanto médico veterinário aumenta junto.

O médico veterinário com esse diferencial irá avaliar todo o rebanho da propriedade e identificar por meio da ultrassonografia, as vacas mais férteis e que demandam maiores investimentos. Com isso, haverá reduções de custos para o produtor rural e a geração de rebanhos com alto potencial genético.

Agora vamos falar dos ganhos para você médico veterinário

São poucos profissionais da área que realmente conhecem a fundo as técnicas de Ultrassonografia em bovinos na prática. São profissionais acima da média, que trabalham com um dos mais profundos avanços na área de reprodução animal.  

Além de possuir o ultrassom, é necessário ser realmente capacitado para manuseá-lo. Interpretar corretamente as imagens geradas na tela, e então tomar as decisões corretas.

Viu só como você é importante no processo de melhorias e ganhos ao produtor? Logo, merece ser reconhecido e valorizado. É importante lembrar que a cada vez que você aprende uma técnica nova, resultados diferentes aparecem.

Para finalizar trouxemos uma super dica, se você esta a procura de um ultrassom para melhorar ainda mais as suas consultas, o Shop Veterinário é o lugar certo. Clique no banner abaixo e conheça todos os modelos!

Ultrassom veterinário

Fonte: Tecnologia no campo, Agrolink CPT  e cursos presenciais

  • 20
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  


Atualizado em: 15 de agosto de 2019

Artigos Relacionados com Bovinos: