Palpação transretal em equinos é de suma importância no dia-a-dia do Médico Veterinário

us e palpação equinaTécnica utilizada em atendimentos e de suma importância no dia-a-dia do Médico Veterinário. É utilizada em atendimentos clínicos, bem como na avaliação do trato genital. Permite alcançar diversos órgãos internos, entre eles, intestino delgado, intestino grosso, rins, baço, útero e ovários.

A ultrassonografia transretal aplicada à reprodução de éguas é uma biotécnica desenvolvida para auxiliar a palpação transretal. Possibilitando a visualização do útero, ovários e cérvix. A ultrassonografia está amplamente difundida e é tida como fundamental na reprodução equina. Diagnóstico precoce da gestação e causas de infertilidade na égua são apenas dois bons exemplos de sua utilização prática.

A maior parte do tempo da rotina do profissional de Reprodução Equina é ocupada com o controle folicular e acompanhamento uterino das éguas. Tanto num programa de prenhezes de matrizes, quanto num de Transferência de Embriões, a palpação transretal e ultrassonografia são fundamentais para que o sucesso esperado seja alcançado. A ultrassonografia, além de possibilitar a visualização das estruturas, tem diversas vantagens sobre a palpação transretal isolada. Aplicada ao trato reprodutivo das éguas permite, de forma direta, detectar alterações morfológicas e anatômicas, normais ou patológicas, dos tecidos moles ou órgãos explorados, associadas a eventos fisiológicos.

Para um exame bem realizado, o conhecimento das particularidades de alguns sistemas de ultrassonografia e das propriedades dos órgãos e tecidos a serem examinados é pré- requisitos fundamentais.

É importante saber como e porque a imagem é formada e influenciada para poder explorar ao máximo o potencial da técnica. Antes de se iniciar o exame ultrassonográfico é necessária a realização da palpação transretal dos órgãos, com a finalidade da localização e orientação espaciais iniciais. Em seguida, o transdutor é introduzido no reto e movimentado de um lado a outro, sobre a genitália interna (ovários e útero), produzindo imagens longitudinais do corpo do útero ou cortes transversais dos cornos uterinos.

Fonte: Escola do Cavalo

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça os Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina 

 

 



Atualizado em: 6 de setembro de 2013