Casco de bovino: Doenças podem ser evitadas?

Cuidar da saúde dos bovinos é essencial e deve estar presente entre os principais itens das ações de manejo, já que isso reflete diretamente na produtividade. Sendo assim, a preocupação com os cascos, por exemplo, deve ser constante, já que estes membros, quando mal cuidados, resultam em doenças.

Importante ressaltar que esses membros crescem naturalmente, de forma a se tornarem ainda mais expostos a diferentes tipos de enfermidades.

Por que há desgaste do casco?

A permanência durante muito tempo em chão duro, por exemplo, é uma das causas dos desgastes, que podem se transformar em feridas de difícil tratamento. Outra situação bastante comum é o excesso de umidade, por conta da permanecia excessiva em chãos alagadiços ou com urina, o que pode apodrecer o membro e atrair fungos.

Tais situações muitas vezes são percebidas tardiamente, quando o animal já apresenta manqueira, ou passa a apoiar apenas em um lado das patas, ou deixa de se deslocar ao local do alimento como de costume, comprometendo o seu ganho de peso e produtividade.

Tipos de doenças

Nos casos mais sérios de doenças nos cascos, a solução muitas vezes é cirúrgica, como por exemplo, quando há Dermatite Digital. Trata-se de uma inflamação causada por bactérias no casco, as quais desencadeiam necrose nas fibras. Outra doença bastante comum é a Panarício Interdigital. A infecção é também causada bactérias, que resultam em claudicação, inchaços entre os dígitos, dentre outros sintomas. 

Como evitar as doenças?

Tais problemas podem ser evitados por meio de manutenções periódicas e que envolvam diferentes métodos, como por exemplo, a raspagem periódica para correções, limpezas e curativos no local, além de ambiente adequado e higienizado.

Se você está buscando equipamentos de qualidade para seus diagnósticos e procedimentos, nós recomendamos que você dê uma olhada neste site. Clique aqui.

Fonte: Vedovati



Atualizado em: 9 de outubro de 2017

Artigos Relacionados com Bovinos: