Clostridioses bovina

As clostridioses são um grupo de doenças cujas características são da mesma bactéria, chamada Clostridium, e que mais levam os bovinos à morte, juntamente com a raiva e intoxicações por plantas.

São encontradas no solo e na água e causam nos animais doenças como manqueira, botulismo, gangrenas gasosas, tétano, dentre outras.

De acordo com estudos, mais de 400 mil animais morrem por ano por conta destas enfermidades, sendo o prejuízo com medicamentos, vacinas, intervenções cirúrgicas e a própria perda do animal gerando gastos em torno de 1,1 bilhão de reais. Somente de vacina se gasta cerca de 150 milhões de doses por ano no mundo.

Um dos fatores complicadores do agente causador da doença é sua resistência, ou seja, pode viver no mesmo ambiente por anos.

O primeiro passo para o controle da doença e descobrir qual o tipo predominante de clostridioses no estabelecimento, informação que somente os médicos veterinários poderão estar cientes, após vários exames e análises de materiais em laboratórios. Outro caminho é a escolha da vacina de qualidade, lembrando que o controle destas doenças precisa partir do proprietário, já que não há nenhuma companha oficial para estes casos.

Vale também como medida de controle e prevenção, a eliminação das carcaças dos animais, suplementação mineral, cuidados com ferimentos ou ainda evitar mudanças radicais na alimentação dos bovinos.

 

Saber diagnosticar essas enfermidades que acometem os animais é essencial para evitar perdas inesperadas. Saiba mais.

Fonte: BeefPoint



Atualizado em: 31 de outubro de 2016

Artigos Relacionados com Bovinos: