Bastante comuns nos primeiros anos de vida dos bezerros, algumas doenças vem causando sérios prejuízos no desempenho do animal e perdas econômicas irreversíveis.
Identificamos aqui as que são consideradas principais em muitas criações de bovinos no mundo e os principais sinais apresentados pelo animal. Confira a seguir:
– Diarreia: causada por bactérias, tem origem nos estabelecimentos que carecem de higiene ou mesmo por conta da alimentação equivocada, por conta do exagero no fornecimento de colostro. Juntamente com ela, podem surgir ainda a depressão, febres e desidratação, agravando o quadro clínico do animal.
– Babesiose ou Piroplasmose: trata-se de uma enfermidade causada por protozoários, que encontra no carrapato o seu transmissor. Os principais sinais apresentados pelos animais portadores desta doença é a febre, prostração, falta de apetite, anemia, queda na produção de leite, dentre outros.
– Anaplasmose: transmitida também pelo carrapato, essa enfermidade é mais comum em bovinos adultos, porém os bezerros expostos ao agente etiológico bem cedo apresentam atraso do desenvolvimento, além de febres, falta de apetite, dentre outros.
– Pneumonia: responsável pela inflamação dos brônquios, por conta de vírus ou bactérias. A doença causa o cansaço excessivo dos animais, tosse, secreção nasal e perdas produtivas.
Estes são apenas alguns exemplos, sendo que a maioria delas pode ser evitada com corretas ações de manejo que visem a higiene dos estabelecimentos, alimentação adequada, dentre outras ações.
Saber avaliar os problemas que venham ocorrer com os bovinos, tomar decisões em situações emergenciais e reconhecer os principais sinais faz toda diferença no processo de diferenciação das enfermidades e tratamento.
Não perca tempo! Amplie seu conhecimento sobre o assunto e evite perdas desnecessárias. Confira aqui.
Fonte: Rural Soft