O sistema reprodutivo dos bovinos é constituído por vários órgãos, que em conjunto produzem os espermatozoides a fim de fertilizarem a fêmea.
Os órgãos genitais são formados por dois testículos, suspensos dentro da bolsa escrotal por um cordão espermático e pelo músculo cremaster externo; dois epidídimos; dois ductos deferentes; glândulas sexuais acessórias; e o pênis.
Tem como função de proteção e a regulação da temperatura dos testículos, o escroto, os músculos cremasteres e a anatomia vascular das artérias e veias testiculares.
Órgão mais importante do sistema reprodutor masculino, o testículo, tem duas funções básicas, que são a produção de espermatozoides e do hormônio sexual masculino que ocorrem nos túbulos seminíferos.
O epidídimo não se caracteriza apenas como um conduto para os espermatozoides é também um ambiente especial para que os espermatozoides amadureçam e adquiram capacidade de fertilização.
As glândulas vesiculares, prostática e bulbo-uretral são glândulas acessórias que contribuem para variação do ejaculado entre as espécies, estão localizadas na pélvis. São responsáveis pela diferença na concentração, no volume e na característica do ejaculado.
O pênis é o órgão copulador que formado por uma porção denominada corpo, pelo músculo retrator e pela glande. A glande, na fase pré-púbere é aderida ao prepúcio, por um ligamento que desaparece antes da puberdade. O prepúcio é constituído de partes externa e interna ligadas ao pênis, que contém glândulas para lubrificação. A abertura através da qual ocorre a exteriorização normal do pênis é óstio prepucial.
Fonte: www.limousin.com.br
Importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho.
Conheça as patologias relacionadas ao aparelho reprodutor masculino.