Hematúria em cães: entenda mais sobre o sangue na urina!

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
Hematúria em cães entenda mais sobre o sangue na urina
A hematúria em cães, ou sangue na urina, é um sinal de alerta para diversos problemas de saúde caninos.

A hematúria em cães, nome dado à presença de sangue na urina do animal, é um mal que possui diversas causas. Contudo, para tais casos, o sinal de alerta e emergência é justificado, sendo tutores aliados na observação desse problema para o diagnóstico rápido.  Por isso, no primeiro instante em que se percebe algo de diferente, é preciso ligar o sinal de alerta e tomar a primeira providência: levar o animal ao médico veterinário.

Como as causas da hematúria são variadas, algumas podem ser mais facilmente tratadas que outras. E, infelizmente, esse mal não é raro em cães. Assim, a despreocupação dos tutores e responsáveis pode agravar o estado do animal, já que a demora de tratamento, em alguns casos, é mai um fator de complicação.

Neste artigo vamos explorar algumas das causas da hematúria em cães, bem como alguns tratamentos recomendados diante dessas situações. Boa leitura!

Principais causas da hematúria em cães

Como mencionamos, a hematúria em cães pode ter muitas origens diferentes. Assim, a presença do sangue na urina pode variar em termos de tonalidade, podendo vir ainda com pequenos coágulos, dependendo do caso. Sendo a dor, desconforto e dificuldade ao urinar uns dos principais sinais da origem do problema. 

A seguir, listamos as principais causas do problema, confira:

Infecções do sistema urinário

Para infecções que afetam a bexiga e todo o trato urinário do animal, a hematúria em cães é causa pela presença das bactérias causadoras da infecção. Contudo, ela é apenas um dos sintomas da infecção. Ou seja, normalmente o sangue na urina desses casos vem acompanhado de sintomas como:

  • Febre;
  • Aumento da frequência da urina do cão;
  • Dores enquanto o animal faz xixi;
  • Lambidas na região genitália.

Para esses casos, fazer a observação dos sintomas pode prevenir que a infecção se espalhe e atinja os rins dos animais. Cabe, neste caso, ao veterinário auxiliar o tutor a interpretar o sinais do animal correlacionando eles com o sintomas. Para tanto, o tratamento mais comuns nestas circunstância é a administração de antibióticos, seguindo a recomendação veterinária.

Cistites

A inflamação na bexiga, também conhecida como cistite, é outra das causas da hematúria em cães que também tem sua origem na presença de bactérias no trato urinário dos animais. Outros problemas, presentes em muitas raças, que podem levar à cistite são:

  • Presença de pedras na bexiga do paciente;
  • Presença de tumores;
  • Má formação anatômica da bexiga ou sistema urinário;
  • Retenção de urina por causas externas.

Assim, esses animais acabam por desenvolver a cistite, deixando os animais com quadros de incontinência urinária e presença de sangue na urina. O diagnóstico para cistite é realizado pelo médico veterinário, por meio do exame de ultrassonografia. O tratamento nesses casos precisa ser acompanhado pelo veterinário responsável, dado o risco da doença evoluir para um tumor canino.

Cálculos urinários

Como fica evidente, principalmente analisando as causas anteriores, problemas no sistema urinário do animais tendem a originar a hematúria em cães. Assim, com a presença de pedras, ou cálculos urinários em órgãos como rins e bexigas, podem desencadear o aparecimento de sangue na urina. Este quadro é, normalmente, acompanhado por dores abdominais e dificuldades para urinar. 

Tumores

Num geral, a hematúria em cães é um grande sinalizador da presença de tumores nesses animais. Contudo, a avaliação da presença dos tumores depende, de um profissional veterinário capacitado, para diagnosticar a presença e o tipo do tumor que pode estar presente.

Traumas e acidentes

A hematúria em cães pode ser originada por traumas e acidentes que envolvem quedas, pancadas, ou ainda situações mais graves como atropelamentos, brigas e fraturas. Assim, ela surge como indicador de o organismo do animal pode ter sofrido lesões internas, sendo necessário buscar o médico veterinário com urgência para identificação do problema. Muitas dessas lesões podem ser identificadas por técnicas de diagnóstico por imagem, que permitem que o veterinário observe o interior do animal.

Outros tipos de infecções

Além das infecções do trato urinário do animal, outras doenças infecciosas podem ser a causa da hematúria em cães. Uma delas, por exemplo, é a leptospirose que, entre outras coisas, causa insuficiência renal e hepática.

Envenenamento

Infelizmente, o envenenamento é uma das causas da hematúria em cães que ainda vale ser citada. Quando o animal entra em contato com substâncias tóxicas em geral, como veneno para rato, mesmo que acidentalmente as consequências podem ser graves. A presença do sangue no xixi é um sinal corriqueiro de intoxicação em cães e serve de sinal de alerta para tutores e veterinários. 

Diagnóstico e tratamento

Como vimos, a hematúria em cães pode ser um sinalizador de diversas questões. Contudo, um alerta é comum a todas as possíveis origens: levar o animal ao veterinário é a primeira ação a ser tomada! Somente com o exame veterinário as condições do animal pode ser determinada e o tratamento direcionado. 

Diante disso, a realização de exames laboratoriais e exame de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia, são imprescindíveis. Para o reconhecimento do que está causando a presença do sangue no xixi dos cachorros e cadelas, o veterinário deve fazer uma varredura no animal associando outros sintomas apresentados e rotina do paciente. Somente assim um diagnóstico preciso pode ser concluído e o tratamento correto apontado.

Por fim, temos uma dica para aquele veterinário que ainda tem insegurança na realização de diagnósticos ultrassonográficos e precisa ganhar mais prática e experiência no mercado. Clique aqui e confira o que nossos parceiros do CPT Cursos Presenciais prepararam para você!

Fonte: Dog Hero e CachorroGato  Foto: Flickr – Joshua Ganderson

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 2 de dezembro de 2020

Artigos Relacionados com Pequenos Animais: