Homeopatia em rebanhos bovinos – experiência que deu certo

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

Especializada em cria de bezerros, a Fazenda Menta começou a usar em 2009 produtos homeopáticos para fertilidade e para controle de carrapatos em bovinos e demais parasitas externos, como bernes e moscas-do-chifre, e internos, que causam as verminoses. Os resultados visíveis a olho nu foram animais mais dóceis, com pelagem lisa, limpa e, consequentemente, a boiada mais sadia. "No primeiro ano a gente já observou a redução drástica dos parasitas, praticamente eliminando a mosca-do-chifre e os carrapatos", aprovou o pecuarista Paulo Menta. "Depois deste período, o doutor Marco Cucco e a doutora Mônica de Souza (ambos médicos veterinários homeopatas da Sigo Homeopatia) vieram fazer exame de sangue nos animais para verificar possíveis infestações e anemias. Os níveis foram extremamente baixos e não indicavam nenhuma doença", completou Menta.

Além dessa mudança visual, a Fazenda Menta também pôde comprovar a eficiência da homeopatia na evolução da produtividade dos animais. A média de peso na desmama dos bezerros até 2009 variava entre 185 e 190 kg. Em 2011, o peso médio na desmama foi de 204 kg. Outra mudança significativa no rebanho foi a taxa de prenhez ao final da estação de monta. A média de matrizes prenhes, que era de 77%, passou para 88% também em 2011, dados que estão todos planilhados pelo "dono dos bois".

"O que mudou na fazenda de 2009 para 2011, além da homeopatia, foi que passei a acrescentar uréia no sal mineral o ano todo, não somente na época da seca", complementa o pecuarista Paulo Menta. O manejo alimentar da fazenda é feito a pasto, com Brachiaria humidicola, Brachiaria decumbens e Brachiaria brizantha e, quanto ao manejo sanitário, somente as vacinações oficiais obrigatórias (aftosa, brucelose e carbúnculo) e os produtos de homeopatia veterinária, que são acrescentados ao sal mineral.

O sucesso da homeopatia animal na Fazenda Menta não foi restrito somente ao rebanho bovino. Os ovinos e a tropa de cavalos também são tratados com os produtos homeopáticos. "Nos ovinos eu notei os animais mais limpos, com pêlo liso e maiores. Já a tropa está mais disposta para o trabalho e mais forte", observou o proprietário.

Quanto à resistência do mercado ao uso da homeopatia, Menta concorda que o produtor rural é cuidadoso quanto ao que é novo. "Existe (resistência) e vai demorar a ser quebrada, até porque é algo pouco palpável. Eu mesmo não vejo a homeopatia porque encomendo e vai para minha fazenda direto no saco de sal mineral", conta Paulo Menta.

A Fazenda Menta, localizada em Bandeirantes-MS, trabalha somente com monta natural. O objetivo é aumentar o número de matrizes, que hoje são 1600, e o número real de bezerros desmamados. Por isso, depois de investir em produtos para controle de parasitas e para aumento da fertilidade, o próximo passo da Agropecuária Menta LTDA é usar produtos para desmama de bezerros mais pesados, que será incrementado na ração de creep feeding.

Fonte: RuralCentro

Adaptação: Revista Veterinária

     

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Atualizado em: 10 de abril de 2012

Artigos Relacionados com Bovinos: