A fertilidade dos animais é uma das características mais importantes em sistemas produtivos de leite ou de carne. O mérito reprodutivo é cinco vezes mais importante para o produtor de bezerros do que o desempenho no crescimento e dez vezes mais importante do que a qualidade do produto, economicamente.
A qualidade fértil do touro é muito mais importante que a qualidade fértil da fêmea, uma vez que o touro é usado no acasalamento de várias fêmeas, tanto na monta natural como na inseminação artificial.
O exame andrológico verifica a qualidade do sêmen dos touros. Pelo exame completo são detectadas alterações do desenvolvimento do sistema genital, alterações regressivas, alterações progressivas e alterações inflamatórias nos diversos órgãos, bem como distúrbios na libido e na habilidade de cópula.
A realização da avaliação dos touros é baseada em três fatores: comportamento sexual, exame clínico, exame andrológico. É necessário a presença de um médico veterinário com qualificação e experiência na área para realização dos exames.
Fonte: Circular Técnica/Embrapa
Conheça os aspectos gerais da fisiologia de machos bovinos.
Realize o teste de libido e exames complementares e sanitários.