Luminosidade aviária e tratamento de efluentes para suinocultura

No mês de maio, a Embrapa Suínos e Aves apresentou duas novas tecnologias: o Dimmer IEM-LUX – controlador automático de luminosidade em aviários e o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura – Sistrates. O evento ocorreu no estande institucional da Embrapa na AveSui 2011, em Florianópolis/SC.

Estiveram presentes parceiros e autoridades da cadeia produtiva de suínos e aves e do Governo, como o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina. A apresentação foi feita pelo chefe geral da Unidade, Dirceu João Duarte Talamini, que frisou a importância de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de pesquisas.

O Dimmer IEM-LUX é um controlador eletrônico de luminosidade em aviário que possibilita a compensação de luz, levando-se em consideração o conforto das aves. “Controlando a intensidade de luz, o produtor pode simular dia e noite e não assusta as aves durante a troca de luminosidade. Elas se adaptam com tranquilidade às mudanças”, explicou o analista Márcio Saatkamp. Outra vantagem do aparelho é a memória interna, que permite rastrear a programação de luz utilizada.

“Ao final do lote pode ser avaliado todo o programa de luz que foi utilizado”, comenta. A economia é outro fator que destaca o aparelho. Como o Dimmer IEM-LUX faz compensação de luminosidade, garantindo apenas a luz necessária ao ambiente, há uma certa economia de energia. Os técnicos acreditam que esse valor pode chegar numa economia de 20%. O Dimmer IEM-LUX é resultado de uma parceria com um inventor independente e para a operacionalização de mercado será fabricado e comercializado pela Inobram Automações.

SUINOCULTURA

Sistrates é um processo que permite obter alto nível de tratabilidade dos efluentes da suinocultura. O objetivo é gerar um produto limpo, livre de poluição. Por isso, a base do sistema é o tratamento de nitrogênio e do fósforo dos dejetos.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, uma das vantagens deste sistema é que ele pode ser acoplado a uma das tecnologias mais difundidas no Brasil na área de tratamento de dejetos, que são os biodigestores. Além do controle da poluição do ar, do solo e da água, o Sistrates pode possibilitar o reuso da água na granja ou na piscicultura ou lançamento do efluente nos corpos d´água.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Ovinos



Atualizado em: 20 de junho de 2011

Artigos Relacionados com Aves: